Para a construção de um modelo didático do gênero, deve-se, portanto, conhecer o estado da arte dos estudos sobre ele, incluindo suas características linguísticas e textuais; as capacidades e as dificuldades dos alunos em se trabalhar com textos do gênero selecionado e as experiências de ensino/aprendizagem oriundas de documentos oficiais além da análise de corpora de textos pertencentes ao gênero. Esses pontos ajudam a definir a intervenção didática e a construir o modelo. Isso permite definir os objetivos do ensino do gênero adaptados ao nível dos alunos e organizar as categorias que devem ser exploradas em um material didático.
Fonte: CRISTOVÃO, V. L. L. Gêneros Textuais, Material Didático e Formação de Professores. SIGNUM: Estud. Ling., Londrina, n. 8/1, p. 173-191, jun. 2005
Em relação ao contexto apresentado, complete as lacunas da sentença a seguir.
O trabalho com os ____________ são muito importantes no processo de ____________. Por isso, o professor deve conhecer o gênero em questão e também as ____________ dos alunos com esse gênero. Assim, o professor se torna agente de letramento, trazendo ao aluno o contato com o mundo letrado.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.
Alternativas:
a)
gêneros - letramento - dificuldades.
b)
gêneros - produção de texto - dificuldades.
c)
discursos - letramento - dificuldades.
Alternativa assinalada
d)
gêneros - letramento - linguagens.
e)
textos - letramento - linguagens.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
a) gêneros - letramento - dificuldades.
Explicação:
Perguntas interessantes