Psicologia, perguntado por nicolle2009, 7 meses atrás

Para a construção da Rede Colaborativa, quais são os temas de seu interesse? RESUMIDO PFVR


alan00127: boa tarde ni

Soluções para a tarefa

Respondido por joannakramer842
6

Resposta:

A aprendizagem colaborativa é considerada um recurso na área da educação ou uma estratégia. Os participantes trazem experiências e conhecimentos diversificados, previamente adquiridos ou construídos e interagem para criar um conhecimento compartilhado. A ênfase desse modo de aprender/ensinar recai sobre essa interação.

No contexto da aprendizagem colaborativa são propiciadas situações de aprendizagem nas quais todos aprendem com todos; isso ocorre em um ambiente cujas características são a ausência de hierarquia formal, o respeito mútuo às diferenças individuais e a liberdade para expor idéias e questionamentos. Os objetivos pessoais se combinam com os objetivos coletivos; são estabelecidas buscas, compreensão, interpretação, etc.

"A rede colaborativa de aprendizagem permite que cada participante possa expressar suas idéias, defendê-las e redefini-las... o que contribui para a construção do conhecimento". (NUNES, 2000, p.2).

O participante assume o papel de aprendiz que interage com os colegas como sujeito ativo do processo. Não há transferência de conhecimento e sim uma possibilidade de produção e construção do conhecimento. O papel do professor muda " ele é um facilitador, um moderador " assim como também se pode mudar o modo de avaliar o aluno, que precisa estar consciente de que essa interação tem a mesma importância para todos que participam desse processo. Segundo Freire (1996, p. 23), "quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.

A aprendizagem colaborativa teoricamente não prevê um professor, hierarquicamente todos são iguais, ninguém ensina, todos aprendem em conjunto. Não há o norteador da aprendizagem, o professor ou mediador pedagógico deve apenas encorajar os alunos a colaborarem, interagirem entre si, a se reconhecerem como um grupo disposto a aprender colaborativamente. Em contextos de sala de aula onde os alunos ainda não alcançaram total autonomia (séries iniciais), o professor pode entrar como facilitador do processo, caminhando para a autonomia cada vez maior dos alunos.

Assim, num ambiente de aprendizagem colaborativa, as possibilidades de inserção de novos recursos e de formas de utilização dos mesmos, levam professores e alunos a reavaliarem seus papéis e a promoverem novas interações sociais.

Nesse processo, a afetividade é fundamental... São as ligações afetivas que proporcionam ao aluno segurança para interagir e aprender. Segundo Davis e Oliveira (1994), as emoções estão presentes quando se busca conhecer, quando se estabelece relações com objetos físicos, concepções ou outros indivíduos. Afeto e cognição constituem aspectos inseparáveis, presentes em qualquer atividade. A afetividade e a inteligência se estruturam nas ações e pelas ações dos indivíduos.

Além disso, é importante considerar o conhecimento que cada sujeito traz, bem como suas vivências anteriores. Vygotsky (apud GOLDFELD, 2002,p.72-73) ressalta que a criança não entra em contato com a aprendizagem apenas na escola, pois desde o nascimento começa a se relacionar com os adultos e daí recebe informações. A aprendizagem e o desenvolvimento então, estão inter-relacionados desde os primeiros dias e a aprendizagem está sempre um pouco adiante, proporcionando o desenvolvimento. O desenvolvimento está intimamente relacionado às formas socio-históricas às quais a criança está exposta desde o seu nascimento, portanto é com base nessas relações que a criança aprenderá e para onde seu desenvolvimento seguirá.

A aprendizagem colaborativa é, portanto, um processo complexo, de grupo e de troca experiências social e cultural, idéias, práticas sociais, vocabulário onde os envolvidos aprendem a cada momento, trocam experiências e dividem saberes adquiridos ao longo do tempo.

Explicação:

Perguntas interessantes