Para a concepção marxista as sociedades, particularmente capitalistas, são caracterizadas por um antagonismo estrutural decorrente da existência, no seu interior, de diferentes classes sociais. Por isso, entre os diferentes tipos de conflitos, o conflito de classe é central para a perspectiva marxista.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo referentes à concepção de conflito na teoria social marxista.
( ) As diferentes classes sociais ocupam posições antagônicas na estrutura produtiva e, por isso, defendem interesses irreconciliáveis, o que as levam a entrar em conflito em prol dos seus interesses de classe.
( ) A luta de classes tem uma importância central para a compreensão das mudanças sociais ocasionadas nas diferentes fases da história da humanidade.
( ) Os proprietários dos meios de produção e não proprietários, pertencentes a diferentes classes sociais, entram em conflito a fim de promoverem uma emancipação do conjunto da sociedade.
( ) O conflito de classes é compreendido com base no conceito de contradição que se refere ao antagonismo social existente entre as classes dominantes e dominadas.
( ) Os diferentes tipos de conflitos sociais, como os de gênero, de classe, de etnia, entre outros, são considerados equivalentes, passageiros e pouco duradouros.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Alternativas:
a)
V-F-F-V-F.
b)
V-V-F-V-F.
c)
F-F-F-V-F.
d)
V-V-F-V-V.
e)
V-F-F-F-V.
2)
Friedrich Engels (1820-1895), nascido na cidade alemã de Barmen, foi durante 40 anos o grande amigo e parceiro intelectual de Karl Marx, com quem fundou o marxismo. Porém, antes de tomar contato com Marx na França e começar a desenvolver trabalhos conjuntos com ele, Engels desenvolveu um estudo que deu origem ao seu livro A situação da classe trabalhadora na Inglaterra.
Complete as lacunas do trecho, extraído desse livro escrito por Engels.
“A _______________ constitui o terreno clássico dessa ______________, que foi tanto mais grandiosa quanto mais silenciosamente se realizou. É por isso que a Inglaterra é também o ___________ clássico para o desenvolvimento do principal resultado dessa revolução: o _______________. Somente na _______________ o _____________ pode ser estudado em todos os seus aspectos e relações”.
Agora, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
Alternativas:
a)
Inglaterra – revolução – estado – imperialismo – Inglaterra – imperialismo.
b)
Europa - revolução – continente – maquinismo – Europa – maquinismo.
c)
França – luta – continente – imperialismo – França – imperialismo.
d)
Inglaterra – revolução – país – proletariado – Inglaterra – proletariado.
e)
Alemanha – batalha – território – industrialismo – Europa – industrialismo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
Resposta da questão 1 letra B
Explicação:
Respondido por
3
Resposta:
2 - d)
Inglaterra – revolução – país – proletariado – Inglaterra – proletariado.
Explicação:
Perguntas interessantes