Para a compreensão do texto apresentado abaixo, é fundamental que o interpretemos conforme as definições mostradas a seguir.
A ÚLTIMA CRÔNICA
(Fernando Sabino)
A caminho de casa, entro num botequim da Gávea para tomar um café junto ao balcão. Na realidade estou adiando o momento de escrever. (...) Sem mais nada para contar, curvo a cabeça e tomo meu café, enquanto o verso do poeta se repete na lembrança: "assim eu quereria meu último poema". (...) Lanço então um último olhar fora de mim, onde vivem os assuntos que merecem uma crônica.
Ao fundo do botequim um casal de pretos acaba de sentar-se, numa das últimas mesas de mármore ao longo da parede de espelhos. A compostura da humildade, na contenção de gestos e palavras, deixa-se acentuar pela presença de uma negrinha de seus três anos, laço na cabeça, toda arrumadinha no vestido pobre, que se instalou também à mesa: mal ousa balançar as perninhas curtas ou correr os olhos grandes de curiosidade ao redor. Três seres esquivos que compõem em torno à mesa a instituição tradicional da família, célula da sociedade. Vejo, porém, que se preparam para algo mais que matar a fome.
Passo a observá-los. O pai, depois de contar o dinheiro que discretamente retirou do bolso, aborda o garçom, (...) e aponta no balcão um pedaço de bolo sob a redoma. (...) A mulher suspira, olhando para os lados, a reassegurar-se da naturalidade de sua presença ali. (...) O homem atrás do balcão apanha a porção do bolo com a mão, larga-o no pratinho - um bolo simples, amarelo-escuro, apenas uma pequena fatia triangular.
A negrinha, contida na sua expectativa, olha a garrafa de coca-cola e o pratinho que o garçom deixou à sua frente. Por que não começa a comer? Vejo que os três, pai, mãe e filha, obedecem em torno à mesa a um discreto ritual. A mãe remexe na bolsa de plástico preto e brilhante, retira qualquer coisa. O pai se mune de uma caixa de fósforos, e espera. (...) Ninguém mais os observa além de mim.
São três velinhas brancas, minúsculas, que a mãe espeta caprichosamente na fatia do bolo. (...) Como a um gesto ensaiado, a menininha repousa o queixo no mármore e sopra com força, apagando as chamas. Imediatamente põe-se a bater palmas, muito compenetrada, cantando num balbucio, a que os pais se juntam , discretos: "parabéns pra você, parabéns pra você..." (...) A negrinha agarra finalmente o bolo com as duas mãos sôfregas e põe-se a comê-lo. (...) O pai corre os olhos pelo botequim, satisfeito, como a se convencer intimamente do sucesso da celebração. De súbito, dá comigo a observá-lo, nossos olhos se encontram, ele se perturba, constrangido - vacila, ameaça abaixar a cabeça, mas acaba sustentando o olhar e enfim se abre num sorriso.
Assim eu quereria a minha última crônica: que fosse pura como esse sorriso.
(Fernando Sabino. In: Para gostar de ler. São Paulo: Ática, 1979-1980. v. 5, p. 40-2.)
I.O cronista busca um fato do cotidiano para narrar uma história simples, mas que revele a beleza contida nas práticas comuns do dia a dia..
II.A temática de “A última crônica”, a partir de um olhar do eu-poético, é a comemoração de um aniversário realizada por uma família de pessoas humildes, que pretende ser o mais discreta possível..
III.O observador da referida família descreve os membros desta com certo preconceito, utilizando expressões como: “casal de pretos”, “compostura da humildade” e “negrinha”..
IV.A forma como a família age, mesmo tentando não chamar atenção, acaba fazendo com que os frequentadores do botequim da Gávea fiquem incomodados com a presença deles, exceto o poeta, que queria um tema para sua crônica..
V.Segundo a história narrada na crônica de Fernando Sabino, a comemoração de três anos do aniversário da filha do casal sai conforme o planejado pelos adultos, e o eu-poético consegue obter a cena que gostaria de descrever na sua última crônica..
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a.
I, II, III e V.
b.
I e IV.
c.
IV e V.
d.
I, II e V.
e.
II, III, IV e V.
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