Para a aula desse trimestre o professor do curso de licenciatura em matemática, propõe aos estudantes que pesquisem sobre o processo de colonização no Brasil, com a vinda dos padres Jesuítas. Logo após sua explicação, um dos estudantes questiona sobre a necessidade de estudar essa temática, visto que seu curso é da área de exatas. Nesse sentido, para sua formação julga necessário aprender apenas conteúdos para ensinar matemática na educação básica. Tendo em vista essa situação, como você enquanto professor dessa turma, justificaria a necessidade desse trabalho para a formação de professores de matemática
Soluções para a tarefa
Olá.
A colonização no Brasil ocorreu a um tempo considerável, porém sua consequências perduram ainda na atualidade.
Nesse sentido, a vinda dos padres Jesuítas fizeram com que além de evangelizar o povo existente na região, fez com que os Jesuítas também transmitissem valores e conhecimento.
Assim sendo, os povos existentes foram educados por meio de conteúdo, com isso, se surgiu um pensamento lógico e racional mediante os conteúdos.
Dessa forma, a matemática atua nessa maneira, estimulando o raciocínio lógico das pessoas, com isso, entender a origem da ciência em sua base é de extrema importância.
Bons estudos!
O professor agiu corretamente tirando o aluno de sua área de conforto, isso irá mostrar ao aluno, que o ensinar e aprender acontece, quando ampliamos o olhar para o novo e nunca devemos fechar as lacunas para o saber. Podemos fazer o planejamento de nossas atividades, para a matéria que ministramos usando outras matérias que o aluno estuda. Temos que conscientizar o aluno que todas as áreas humanas, exatas e biológicas estão coligadas para um desenvolvimento mutuo e ele está inserido de cenário. É importante o professor mostrar ao seu aluno, a capacidade que ele tem de pensamento. Estimular seu raciocínio lógico, hoje em dia deparamos isso nas questões do ENEM. E que misturar, matemática e história, na elaboração de uma atividade é possível e ajuda o aluno a por em prática seu raciocínio. Estamos caminhando em direção ao uma educação libertadora, para a formação de cidadãos consciente do seu papel na sociedade.