Papalia, Olds e Feldman (2006) conceituam a primeira infância, de acordo como sendo o período que vai desde o nascimento até os 02 anos de idade. Afirmam que esta é a fase do indivíduo em que ele mais se desenvolve, e em menos tempo. De acordo com a fase da primeira infância, é correto afirmar:
Alternativas:
a)
O bebê já nasce com certa independência, principalmente com relação ao seu desenvolvimento físco.
b)
Quanto ao desenvolvimento cognitivo, a criança já constrói esquemas, tem a noção de permanência do objeto.
c)
Em relação ao desenvolvimento social, a criança permanece restrita ao ambiente familiar.
d)
Quanto ao desenvolvimento afetivo-emocional a criança permanece dependente da mãe até a segunda infância.
e)
O desenvolvimento físico e motor avança muito nesta fase e a criança chega até a fase de se arrastar no chão.
2)
Com relação à Psicologia do Desenvolvimento, esta parte do pressuposto que os sujeitos se constituem igualmente por meio das influências genéticas e ambientais. Em determinada fase, o desenvolvimento social caracteriza-se pelo desenvolvimento da autonomia, separação da brincadeira por gênero, necessidade de amizade e convivência com os pares e desenvolvimento do comportamento pró-social. Esta fase é denominada:
Alternativas:
a)
Primeira infância.
b)
Segunda infância.
c)
Terceira infância.
d)
Adolescência.
e)
Vida adulta.
3)
A vida adulta é comumente entendida como uma etapa da vida ausente de mudanças, o que é fortemente rebatido pelos estudos do desenvolvimento humano. De acordo com isto, relacione a primeira coluna com a segunda, levando em consideração os principais marcos da juventude, vida adulta e velhice.
1 – Juventude.
2 – Vida adulta inicial.
3 – Vida adulta intermediária.
4 – Velhice.
( ) Ajustamento às novas condições.
( ) Constituição da família e entrada no mercado de trabalho.
( ) Autonomia e independência.
( ) Estabilidade.
Alternativas:
a)
1, 2, 3, 4.
b)
2, 1, 3, 4.
c)
2, 3, 4, 1.
d)
2, 4, 1, 3.
e)
4, 2, 1, 3.
4)
A área da Psicologia que se interessa pelas capacidades intelectuais humanas é a Psicologia Cognitiva, analisando as formas como as pessoas solucionam tarefas mentais e constroem modelos para a compreensão de tais processos, compreendidos a partir do paradigma do processamento de informação, que ocorre por meio de processos cognitivos básicos e superiores. Analise as afirmativas a seguir e assinale com V (para as verdadeiras) e F (para as falsas) acerca daqueles que são processos cognitivos básicos e superiores.
( ) Percepção.
( ) Atenção.
( ) Sensação.
( ) Memória.
( ) Consciência.
Alternativas:
a)
V, V, V, V, V.
b)
V, V, V, V, F.
c)
V, V, V, F, F.
d)
V, V, F, V, V.
e)
V, F, F, V, V.
5)
"Formado no campo da psicologia e da neurologia, o cientista norteamericano Howard Gardner causou forte impacto na área educacional com sua teoria das inteligências múltiplas, divulgada no início da década de 1980. Seu interesse pelos processos de aprendizado já estava presente nos primeiros estudos de pós-graduação, quando pesquisou as descobertas do suíço Jean Piaget (1896-1980). Por outro lado, a dedicação à música e às artes, que começou na infância, o levou a supor que as noções consagradas a respeito das aptidões intelectuais humanas eram parciais e insuficientes" (Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1462/howard-gardner-o-cientista-das-inteligencias-multiplas. Acesso em: 18/07/2017). Sobre o tema das Inteligências múltiplas, analise as asserções que se seguem:
I – As inteligências múltiplas são a capacidade para resolver problemas e criar produtos que possuam valor para determinadas culturas.
PORQUE
II – As inteligências correspondem a capacidades específicas do espectro de atividades humanas.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
b)
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
c)
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição fasa.
d)
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
e)
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
1:B
2:C
3:E
4:D
5:A
1 - b) Quanto ao desenvolvimento cognitivo, a criança já constrói esquemas, tem a noção de permanência do objeto.
R: A parte de construção de esquemas podemos perceber quando a criança está com algum brinquedo que poder montar, então muitas vezes ela já tem noção de forma inconsciente por assimilação onde aquelas peças encaixam, assim como a noção de permanência.
2 - c) Terceira infância.
R: Essa fase pega o período de 2/3 anos até 6/7 anos. Onde a criança já está se desenvolvendo bem, principalmente na questão da língua materna. Onde seu acervo de palavras está maior e sua capacidade de se comunicar também aumentou.
3 - e) 4, 2, 1, 3.
R: No processo da vida adulta se espera primeiro que o individuo comece a se adaptar a essa nova fase e principalmente que atinja a independência financeira, para se tonar auto suficiente.
4 - d) V, V, F, V, V.
R: A Sensação está ligada a noção do ambiente em que a pessoa está inserida, podendo compreender tanto o lado físico como o emocional e é despertado por uma área primeira que faz parte do córtex cerebral.
5 - a) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
R: A inteligência e as habilidades se desenvolvem em conjunto, pois uma é importante para a outra. Pois por exemplo, para aprender a tocar violão é preciso desenvolver uma inteligência voltada para a música.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!