Português, perguntado por napaclps, 6 meses atrás

PAPAGAIOS X HUMANOS: DUELO LINGUÍSTICO

Você é um(a) linguista e, a partir dessa posição profissional, leia a notícia sobre a morte do personagem Louro José, do Programa Mais Você:

Em outubro de 1999, a jornalista e bióloga Ana Maria Braga estreou, na Rede Globo, o Programa matinal Mais Você, formatado por meio de receitas culinárias, dicas para casa, entrevistas, apresentação musical, moda, comportamento, saúde, etc. O Louro José sempre foi seu fiel companheiro e corresponsável pela audiência através da sua personalidade recheada de assuntos repletos de humores, piadas e adivinhações. Ana Maria afirmou que a escolha do Louro José para atuar no programa não foi por acaso, pois

Precisava ser um bicho que falasse, que interagisse comigo, mas não podia ser cachorro, porque cachorro não fala, passarinho não fala. E, por eliminação, decidimos pelo papagaio. Eu tenho um em casa chamado Louro José. Ele fala e assobia o hino nacional. E eu disse: ‘Vamos pôr o Louro.’ Fiz um primeiro rascunho do desenho e pedi para uma pessoa que desenvolvia bonecos fazê-lo. Ele nasceu todo mambembe. Depois a gente foi ajeitando, mudando a espuma, até que ele virou global – aí ficou um astro, lindo. É um filho mesmo. (Relato de Ana Maria).

Infelizmente, o Mais Você do dia 02 de novembro de 2020 amanheceu sem o encrenqueiro, rabugento, chavequeiro, galanteador, divertido e inteligente Louro José, encontrado morto, na sua casa, na Barra da Tijuca (RJ), no domingo de manhã (01/11/2020).
​Considerando as teorias que embasam a disciplina, você aprendeu que a língua é uma exclusividade particular da espécie humana, ou seja, o gato mia, o cachorro late e os humanos falam. Mas o Louro José nos desafiou durante seus anos de vida pública, pela interação comunicativa oralizada com os seres humanos (a apresentadora Ana Maria, sua equipe e todos os convidados que faziam parte do programa).
Diante disso, reflita: os papagaios (exemplificado pelo Louro José) e as demais espécies não humanas têm capacidade para aprender e desenvolver a linguagem verbal humana?
Responda em um texto de 10 a 15 linhas uma justificativa teórica, amparada na unidade I do seu material de estudos (especificamente no item “Linguagem humana e de outros animais: a dança das abelhas”), que consolide sua refutação (discordância) sobre a humanização do Louro José, caracterizada pela linguagem verbal (oral), durante o programa Mais Você. Para isso, utilize também uma das características disponíveis no Quadro 1 - Linguagem humana e Código dos animais (p. 38 do livro) e o relato de Ana Maria.

Soluções para a tarefa

Respondido por limaacbrenda
5

A linguagem é um fenômeno exclusivamente humano ao qual os animais não têm acesso, pois só se pode falar em linguagem quando existe um sistema de signos. A linguagem humana é adquirida, pois é o resultado de um processo de aprendizagem plurianual que requer a integração em um grupo sociocultural, o mais importante dos quais é a família. Sendo assim, é uma linguagem aprendida, geradora, criativa, simbólica e abstrata, porque se refere a entidades presentes e ausentes. É uma linguagem sem limites, capaz de expressar qualquer coisa (desejos, emoções, pensamentos, etc.).

A linguagem animal é inata, limitada, uma vez que se limita a sons articulados, não ultrapassa o nível do concreto e do imediato, apenas exprime as necessidades básicas da alimentação e da reprodução. Por muito inteligente que seja o animal para comunicar, apenas dispõem dos seus meios naturais e instintivos. Os diversos sons reflete a genese da linguagem animal como produtos da natureza. A linguagem está presente como objecto social.

Portanto, os animais não possuem a capacidade de aprender a linguagem verbal humana. Os papagaios estão entre os poucos animais que conseguem imitar, de forma espontânea, seres de outras espécies. Isso acontece devido a uma região específica do cérebro, também envolvida no controle do movimento. alguns animais como o papagaio, podem reproduzir sons ouvidos. De acordo com a entrevista dada pela apresentadora Ana Maria Braga, ela buscava um animal que falasse. Utilizando o seu animal de estimação que fala e assobia como exemplo. Mas essa fala nada mais é que uma repetição de sons.


pgjsol81: obrigadaaa
Perguntas interessantes