Pão engorda?
O pão, por si só, não engorda. O que engorda é o consumo excessivo de carboidratos, bem como de qualquer outro macronutriente, como proteínas e gorduras. A nutricionista Geila Felipe explica que é errado pensar que os carboidratos devam ser cortados da dieta de quem quer emagrecer. O importante, segundo ela, é não exceder os valores recomendados.
Entretanto, uma dica importante para quem quer perder peso é que existem dois tipos de carboidratos: os simples e os complexos. Os simples estão presentes nos alimentos de sabor adocicado, como mel, geleia, leite, açúcar e frutas. Já pães, massas, arroz, cereais, batata, mandioca e farinha pertencem ao grupo dos carboidratos complexos.
Quem quer emagrecer, deve preferir uma alimentação equilibrada, composta por verduras, legumes, frutas, feijões e carboidratos complexos integrais. Os alimentos integrais são digeridos mais lentamente e, por isso, dão uma sensação maior de saciedade, além de conterem fibras que ajudam a regular o intestino. Nesse caso, o pão integral pode ser uma opção melhor do que o pão branco.
Quanto aos carboidratos simples, devem ser consumidos esporadicamente e com moderação. Para perder peso, o ideal é evitar alimentos como doces, chocolates e guloseimas em geral. A exceção fica para as frutas e o leite, que devem ser consumidos, uma vez que são fonte de fibras (no caso das frutas), vitaminas e minerais.
Praticantes de atividades físicas, com duração superior a uma hora, devem priorizar a ingestão de carboidratos antes, durante ou após a atividade. Já quem não pratica exercícios deve controlar a quantidade de carboidratos, especialmente no período noturno, em que o metabolismo do corpo fica mais lento.
Questão 1 – Pode-se afirmar que o texto lido tem o objetivo de:
a) criticar o leitor. b) instruir o leitor. c) entreter o leitor. d) emocionar o leitor
Questão 2 – Na passagem “O pão, por si só, não engorda.”, a autora do texto:
a) faz uma afirmação. b) expõe uma opinião. c) levanta uma hipótese. d) estabelece uma comparação.
Questão 3 – Segundo o texto, “[…] o pão integral pode ser uma opção melhor do que o pão branco”. Por quê?
R.............................................................................................................................................................................
Questão 4 – Aponte a alternativa que contém os alimentos pertencentes ao grupo dos carboidratos simples:
a) açúcar, arroz, leite, batata e mel. b) frutas, leite, mel, açúcar e geleia. c) mel, massas, leite, pães e açúcar. d) leite, farinha, cereais, mel e mandioca.
Questão 5 – No segmento “Os alimentos integrais são digeridos mais lentamente […]”, o termo grifado expressa:
a) o meio com que os alimentos integrais são digeridos. b) o modo com que os alimentos integrais são digeridos. c) o tempo com que os alimentos integrais são digeridos. d) a intensidade com que os alimentos integrais são digeridos.
Questão 6 – Em “[…] devem ser consumidos esporadicamente […]”, o texto refere-se:
a) aos carboidratos simples. b) aos carboidratos complexos. c) aos alimentos integrais. d) aos alimentos como doces, chocolates e guloseimas em geral.
Questão 7 – No trecho “[…] uma vez que são fonte de fibras (no caso das frutas), vitaminas e minerais.”, a expressão “uma vez que” indica:
a) uma causa b) uma condição c) uma finalidade d) uma consequência
o meu tá assim ;-;
Soluções para a tarefa
Respondido por
24
Resposta:
Questão 1
B) Instruir o leitor.
Questão 2
A) Faz uma afirmação.
Questão 3
Porque, segundo o texto, “[...] Os alimentos integrais são digeridos mais lentamente e, por isso, dão uma sensação maior de saciedade, além de conterem fibras que ajudam a regular o intestino. [...]”.
Questão 4
B) Frutas, leite, mel, açúcar e geleia.
Questão 5
C) O tempo com que os alimentos integrais são digeridos.
Questão 6
A) Aos carboidratos simples.
Questão 7
B) Uma condição.
*Eu fiz o meu melhor, mas pode conter algumas questões erradas*.
Perguntas interessantes
Inglês,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
História,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás