Pâncreas, intestino e fígado são órgãos essenciais nas transformações químicas pelas quais os alimentos passam para que se convertam em moléculas fundamentais ao bom funcionamento do organismo humano.
Esses órgãos são responsáveis pela produção de enzimas que participam do processo digestório.
Sobre esse processo, é correto a¬firmar que:
a) atuação das enzimas intestinais durante a digestão acontece em meio ácido.
b) lipase é uma enzima que promove a transformação de proteínas em aminoácidos.
c) amilase pancreática continua a quebra das moléculas de glicose, iniciada na boca.
d) bile, produzida pelo fígado, é armazenada na vesícula biliar e emulsi¬fica as gorduras.
Soluções para a tarefa
A alternativa que iremos marcar é a letra D
- E por que as outras estão erradas ?
A alternativa A está errada pois todas as enzimas que atuam no intestino vão atuar em meio básico, em volta do PH = 8. As que vão atuar em meio ácido são as do estômago.
A alternativa B está errada, visto que a lipase é uma enzima que promove a transformação de lipídeos em ácidos graxos.
A alternativa C está errada, visto que a amilase pancreática atua sobre o amido transformando ele em maltose (glicose + glicose).
E por fim, a alternativa E, a bile é produzida pelo fígado, é armazenada na vesícula biliar, e é liberada no duodeno ajudando a quebrar os lipídeos, isso porque, os lipídeos como são moléculas grandes são difíceis para quebrar, a função da bile é quebrar essas moléculas e transforma-las em menores, aí sim as lipases vão atuar fazendo a digestão dos lipídeos, transformando em ácido graxo
Bons estudos e espero ter ajudado
Resposta:
D) bile, produzida pelo fígado, é armazenada na vesícula biliar e emulsi ca as gorduras.
Explicação:
Produzida pelo fígado, a bile é armazenada na vesícula biliar. Anatomicamente, seu trajeto consiste em ser produzida e excretada pelo fígado, passar à vesícula biliar e chegar ao intestino, onde desempenha o papel de emul-si car as gorduras. A bile tem coloração amarelo-esver-deada e é considerada importante por atuar, principal-mente, na digestão de gorduras, bem como na absorção de outras substâncias ao passarem pelo intestino, lugar onde ela atua.