Artes, perguntado por myuoro, 11 meses atrás

Palhaços brasileiros existentes

Soluções para a tarefa

Respondido por wikidemi3
4

Sim. :/

Os mais famosos palhaços Brasileiros, são:


Piolin (Abelardo Pinto)

Era filho dos proprietários do Circo Americano. Em 1922, foi reconhecido pelos intelectuais da Semana de Arte Moderna como um artista genuinamente brasileiro e popular. Seu apelido, que quer dizer "barbante", foi dado por um grupo de espanhóis com os quais contracenou em um espetáculo beneficente, que o achavam muito magro e com pernas compridas.

Benjamin de Oliveira

É considerado por muitos o "Rei dos Palhaços do Brasil" e o primeiro palhaço negro do país. Natural de Pará de Minas (MG), fugiu de casa para se dedicar ao circo quando jovem. Acabou virando palhaço por acaso: o palhaço que trabalhava em sua companhia adoeceu e não havia ninguém para substituí-lo. Acabou fazendo muito sucesso, sendo homenageado até pelo então presidente Floriano Peixoto.

Torresmo e Pururuca (Brasil José Carlos Queirolo e Brasil José Carlos)

Pai e filho, Torresmo e Pururuca passaram a se apresentar juntos em 1964, quando Torresmo perdeu o parceiro Fuzarca. A dupla comandou o programa O Grande Circo, na TV Bandeirantes, de 1973 a 1982, quando Torresmo precisou se retirar para tratar problemas de saúde. Ele voltou ao ar em 1987 com o Programa Bombril. Ficou famoso pelo bordão "assim eu não aguento", sempre respondido pelas crianças com um "aguenta!".

Tic-Tac (Marilan Sales)

O ator Marilan Sales interpretava o palhaço do infantil Bambalalão. Antes de ir para a televisão, Marilan fazia parte do Teatro de Amadores de Pernambuco. Tic-Tac tinha sotaque nordestino e vivia intervindo nas histórias contadas pela apresentadora Gigi. Costumava apelidar todo mundo e era bastante desajeitado. Com o fim do programa, em 1990, desapareceu da telinha.

Professor Parapopó (Chiquinho Brandão)

Também do Bambalalão, não era um palhaço clássico (pelo menos no modo de se vestir). Mas provocava muitas risadas com seu ar de cientista maluco. O ator Chiquinho Brandão dava vida ao personagem. Ele se caracterizava com um conjunto de óculos-nariz-bigodão, que foi um sucesso de vendas entre a criançada. Brandão fez parte do elenco das novelas Bebê a Bordo(1988) e Top Model (1989). Quando estava gravando O Sorriso do Lagarto (1991), morreu em um acidente de carro. Seu primo, o ator Stephan Nercessian, o substituiu no papel de Chico Bagre.

Carequinha (George Savalla Gomes)

Sua mãe era trapezista e sentiu as dores do parto enquanto se apresentava. Começou a trabalhar como palhaço com 5 anos de idade. Apesar do apelido, que foi dado por seu padrasto, tinha uma vasta cabelereira. Foi o primeiro artista de circo a trabalhar na televisão, na TV Tupi. Também gravou discos e participou de diversos filmes. Carequinha morreu aos 90 anos, em 5 de abril de 2006.

Arrelia (Waldemar Seyssel)

Entrou pela primeira vez em uma arena de circo com apenas 6 meses de idade, para participar de um quadro que precisava de um bebê chorão. Paranaense, era formado em Direito. Virou palhaço a contragosto. Os irmãos e o pai o maquiaram e colocaram na arena à força, e ele, com raiva, chutou a primeira pessoa que estava na arena. O homem partiu atrás do palhaço e o público caiu na gargalhada. Arrelia morreu no dia 23 de maio de 2005, aos 99 anos, vítima de uma pneumonia.

Atchim e Espirro (Eduardo dos Reis e Carlos Alberto de Oliveira)

Depois de participarem de diversos infantis, Eduardo Reis e Carlos Alberto Oliveiro, respectivamente Atchim e Espirro, ganharam em 1984 uma programa infantil próprio. O Brincando na TV era veiculado pela TV Gazeta apenas para São Paulo (SP) e Santos (SP), mas rendeu prestígio nacional à dupla de palhaços. Eles comandavam ao vivo, diretamente da Avenida Paulista, na capital paulista, diversas brincadeiras e esquetes de humor. Em 1988, Atchim e Espirro migraram para a TV Bandeirantes. Lá, ficaram no ar apenas 1 ano, com o Circo da Alegria. O fim da parceria entre os apresentadores levou à extinção do programa.

Patati e Patatá (Wagner Rocha e Henrique Namura)

A dupla começou a alegrar as crianças em 2010 e se tornou um fenômeno nacional a ponto de assumirem um programa no SBT a partir do ano seguinte. Desde então, Patati e Patatá fazem shows pelo Brasil e possuem incontáveis sósias país afora.


E também temos o Bozo.

Perguntas interessantes