.Palavras
Veio me dizer que eu desestruturo a linguagem. Eu desestruturo a linguagem? Vejamos: eu estou bem sentado num lugar. Vem uma palavra e tira o lugar de debaixo de mim. Tira o lugar em que eu estava sentado. Eu não fazia nada para que a palavra me desalojasse daquele lugar. E eu nem atrapalhava a passagem de ninguém. Ao retirar de debaixo de mim o lugar, eu desaprumei. Ali só havia um grilo com a sua flauta de couro. O grilo feridava o silêncio. Os moradores do lugar se queixavam do grilo. Veio uma palavra e retirou o grilo da flauta. Agora eu pergunto: quem desestruturou a linguagem? Fui eu ou foram as palavras? E o lugar que retiraram de debaixo de mim? Não era para terem retirado a mim do lugar? Foram as palavras pois que desestruturaram a linguagem. E não eu.
BARROS, Manoel de. Ensaios fotográficos. Rio de Janeiro: Record, 2000.
Os conectivos articulam as palavras nas frases, contribuem para a progressão do texto e funcionam como mecanismos de coesão.
Em qual fragmento o articulador destacado teve sua função devidamente explicada?
A
“Veio me dizer que eu desestruturo a linguagem.” (retoma o verbo “dizer” presente na oração anterior).
B
“Vem uma palavra e tira o lugar de debaixo de mim.” (estabelece uma relação semântica de conclusão entre as duas orações do período)
C
“Tira o lugar em que eu estava sentado.” (introduz o complemento do verbo constante na oração anterior.)
D
“Eu não fazia nada para que a palavra me desalojasse daquele lugar.” (expressa uma relação de consequência em relação ao ato de não fazer nada)
E
“Fui eu ou foram as
palavras?” (exprime uma relação de alternância entre duas ideias distintas)
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
Tenho quase certeza que é a letra B
Explicação:
Perguntas interessantes