países que adotavam a monarquia teocrática
Soluções para a tarefa
Afeganistão
O Afeganistão é um dos exemplos principais de teocracia. O Islã é a religião oficial do país e os principais fundamentos da instituição política do Afeganistão são baseados na lei islâmica.
Irã
Em 1979, após uma revolução que derrubou o monarca do Irã, o país passou a ser governado pelo líder religioso Aiatolá Ruhollah Khomeini, que implementou um sistema político no país baseado em crenças islâmicas tradicionais. Hoje, esse papel é ocupado por Ali Khamenei.
Arábia Saudita
A Arábia Saudita é uma monarquia teocrática islâmica com um dos governos mais rígidos do mundo. O Alcorão, livro sagrado para o islamismo, serve como a constituição do país.Na Arábia Saudita, qualquer pessoa que seja pega em tentativa de insultar o Islã ou promover qualquer outra fé está sujeita a uma punição bastante severa, incluindo a pena de morte.
Cidade do Vaticano
Diferentemente dos outros países citados que possuem governos islâmico-teocráticos, a Cidade do Vaticano é o único país no mundo com uma monarquia que é guiada pelos princípios do cristianismo.Assim sendo, o papa além de ser o líder supremo da Igreja Católica, possui poderes executivo, legislativo e judiciário no governo do Vaticano.Outros países que possuem governos teocráticos são a Mauritânia, o Iêmen e o Sudão