países envolvidos e datas da guerra de ópio
Soluções para a tarefa
Resposta:
Países envolvidos: Inglaterra, França e China (1839-1842 e 1856-1860)
Explicação:
Após as Guerras Napoleânicas muitos países industrializados, como Inglaterra EUA e França viram no oriente uma grande possibilidade de vender seus produtos e lucrar com a exportação para países como Índia, China etc.. Além disso, esses países precisavam de mais matéria prima a um preço menor. Matérias-primas essas que eram abundantes no oriente.
Apesar disso, a China se mostrava resistente em importar produtos europeus, mas bem disposta a exportar outros como seda, porcelana e chá (produto mais cobiçado pelos ingleses). O único produto que despertava interesse na economia chinesa era o ópio (substância entorpecente extraído da papoula, usado para fabricação dos chamados opióides) mas também não era importado pelo país.
Assim, a Inglaterra passa a traficar ópio para a China e até a forçar a população a a usá-lo, gerando grande lucro para os britânicos e viciando a população chinesa. Numa tentativa de parar tais movimentações ilegais o imperador chinês confiscou e destruiu milhares de carregamentos de ópio. A partir desse momento em 1939 a Inglaterra declara guerra à China, iniciando a primeira Guerra do Ópio.
O primeiro conflito dura até 1942 e acaba com o Tratado de Nanjing que obrigava os chineses a suprirem as demandas inglesas além de ceder Hong Kong aos britânicos.
O segundo conflito inicia-se após a abordagem e revista de um navio inglês que desagrada a Inglaterra que declara guerra novamente. Dessa vez a França se alia aos ingleses após o assassinato de um missionário francês na China. A guerra dura apenas 4 anos (1856-1860) e acaba com o Tratado de Tanjing que obrigava que a China abrisse seu comércio ao mercado oriental, a aceitação de diplomatas internacionais a China, permissão de entrada para missionários cristão além da legalização do ópio.