país onde cada elemento da tabela periodica foi criado?
Soluções para a tarefa
A origem da Tabela Periódica remonta ao século XIX e teve a participação de grandes cientistas, cujo objetivo principal era identificar, prever e utilizar suas características.
Por Diogo Lopes Dias  
Tabela periódica atual
A origem da Tabela Periódicaocorreu no início século XIX, por volta do ano de 1829, quando os químicos da época decidiram propor formas de organização dos elementos químicos conhecidos até então.
No início do século XIX, os químicos possuíam conhecimentos sobre diversas características (densidade, massa atômica, reatividade, ponto de fusão, ponto de ebulição, estado físico) de trinta elementos químicos. Esses conhecimentos serviram de ponto de partida para a origem da Tabela Periódica.
Ao longo de 200 anos, vários foram os químicos que procuraram propor formas de organizar os elementos químicos, ou seja, a Tabela Periódica que conhecemos hoje, na verdade, teve várias origens, já que ao longo da história muitas tentativas foram realizadas.
Mapa Mental: Origem da Tabela Periódica

*Para baixar esse mapa mental,clique aqui!
Veja alguns dos químicos que se destacaram na tentativa de organizar os elementos em uma tabela.
Tríades de Dobereiner

Ilustração de Johann Wolfgang Dobereiner *
No ano de 1829, o químico alemão Johann Wolfgang Dobereiner organizou a primeira Tabela Periódica da história. Ela apresentava os trinta elementos químicos conhecidos até então e foi batizada por ele de tríades de Dobereiner.
A tabela periódica de Dobereiner foi denominada de tríade porque os elementos foram organizados em grupos de 3. Cada grupo apresentava elementos que possuíam características químicas semelhantes.

Representação de uma tríade de Dobereiner
Um fato interessante em relação às tríades de Dobereiner é que a massa atômica do elemento central da tríade era exatamente a resultante da média aritmética entre as massas atômicas dos outros dois elementos da tríade.

Parafuso telúrico de Alexandre de Chancourtois
No ano de 1862, o geólogo e mineralogista francês Alexandre de Chancourtois resolveu propor uma organização dos elementos químicos conhecidos na época para facilitar a aplicação deles na mineralogia. A tabela de Chancourtois foi denominada de parafuso telúrico.

Representação do parafuso telúrico de Chancourtois
Chancourtois distribuiu os elementos (pontos escuros na imagem) químicos em ordem crescente de massa atômica ao longo de uma faixa espiral existente em um cilindro. Com essa organização, Chancourtois observou que os elementos posicionados na mesma linha vertical apresentavam propriedades químicas semelhantes.