Pais ausentes não são os que trabalham fora
“(...) Muitas escolas e muitos profissionais passaram a creditar o comportamento indisciplinado – ou desinteressado dos estudos – de crianças e adolescentes ao que eles chamam de pais ausentes. Traduzindo: pais ausentes, na concepção quase geral hoje em dia, são os pais que trabalham – e bastante – fora de casa e, por isso, quase não têm tempo para estar com os filhos, acompanhar o desenvolvimento deles, orientá-los sempre que for preciso, ensinar valores morais e de convívio etc. Mas será que uma mãe, por exemplo, que não tem um emprego, que não tem carreira ou vida profissional é, necessariamente, uma mãe presente? E um pai que trabalha mais de dez horas diárias? Ele não pode de modo nenhum ser um pai presente?
Já deu para perceber que pais ausentes não são aqueles que trabalham fora; pais ausentes são aqueles que estão tão voltados para si, para a própria vida, para seus sonhos, metas e ambições – inclusive as que estabeleceram para os filhos -, para se lazer, seus compromissos sociais etc. que quase não sobra tempo interno para os filhos, não resta espaço dentro deles para os filhos. Desse modo, há muitos pais e mães que passam tempo cronológico com os filhos, mas, na verdade, são ausentes da vida deles.
Por isso essa culpa que muitos pais – mães, principalmente – sentem em relação aos filhos pelo tempo que dedicam ao trabalho não procede. Na verdade, para o filho é bem melhor que ele tenha a mãe longe por mais tempo, mas realizada e satisfeita quando se relaciona com ele, do que a mãe por perto, mas frustrada e, portanto, impedida de exercer bem seu papel com ele. (...)”
Rosely Sayão in Folha de S. Paulo, 19 de Dez. 2002.
1. Qual o conceito usual da expressão pais ausentes e qual o novo significado que a autora lhe dá?
2. Releia o trecho - Por isso essa culpa que muitos pais – mães, principalmente – sentem em relação aos filhos pelo tempo que dedicam ao trabalho não procede.
Qual a intenção da autora ao usar a palavra principalmente nesse trecho?
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
1-pais que não estão presentes na vida dos filhos,diz que os ausentes não são os que trabalham fora.
2-o pricipalmente foi usado para resaltar a dedicação que não dam aos filhos.
espero ter ajudado
2-o pricipalmente foi usado para resaltar a dedicação que não dam aos filhos.
espero ter ajudado
GowtherBr:
valeu
Perguntas interessantes
Matemática,
11 meses atrás
História,
11 meses atrás
Ed. Física,
11 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Espanhol,
1 ano atrás
Inglês,
1 ano atrás