PAI SEM TERNO E SEM GRAVATA
Ia fazer um ano que papai estava desempregado quando tia Gina, irmã mais velha de mamãe, veio nos visitar. Muito gorda e brincalhona, tia Gina parecia um raio de sol entrando na nossa casa.
- Santo Deus, morreu alguém por aqui? Já marcaram a missa de sétimo dia?
Ela foi chegando e brincando. Fez a maior festa comigo. Falou que eu estava ficando mocinha. Chamou o Nando de “meu sobrinho gatão” e o papai de “coroa enxuto”. Contou piadas engraçadas. Trouxe presentes para todos nós.
Tia Gina é solteira e mora no Rio de Janeiro. Todo ano ela passa alguns dias com a gente. Ninguém consegue ficar triste perto dela. Foi tão
- Otávio, esquece esse negócio de procurar emprego. Parte para outra, homem de Deus continuou: - Você é tão habilidoso para trabalhos manuais... Por que não se inscreve na feira de artesanato? Há centenas de médicos, advogados e engenheiros vivendo disso.
- Mas fazer o quê, Georgina?
- Coisas de madeira. Você não adorava bancar o marceneiro de fim de semana? Pois faça isso todos os dias.
Ela disse que ele devia fazer porta objetos.
- E você, Vera? Também é habilidosa. Por que não faz bonecas de pano? Ou almofadas? Olhe, eu posso conseguir uns moldes lindos com uma amiga. O que acha disso?
Papai e mamãe, na hora, não f Rio antes de ir com eles fazer a inscrição na feira de artesanato. Depois de alguns dias, ela mandou os moldes e mais ideias.
Já faz seis meses que tia Gina veio levantaram bem cedinho e já foram para a praça. O Ricardo foi junto. Enquanto papai atende os fregueses, ele e mamãe cuidam dos embrulhos. O Nando ajuda o papai na fabricação aqui em casa, mas qu tempo. Ele não passou no vestibular. Agora trabalha o dia todo no escritório de um amigo nosso e faz o cursinho à noite.
Eu não fui à feira porque estou gripada. Também ajudo no que posso. O que mais gosto é de pintar as carinhas das bonecas de pano que mamãe faz. Principalmente dos palhacinhos. Eu pinto carinhas de todo tipo. Alegres, tristes ou espantadas. É super legal!
Agora estou deitada na minha cama, debaixo de um bom cobertor bem quentinho. Como não estou fazendo nada, fico olhando para o teto e lembrando uma porção de coisas. Lembrando, por exemplo, a cara alegre do papai, quando saiu de manhã. Ele não usa mais terno e gravata. Veste dizendo:
- Te cuida mulher. O coroa aqui tá um garotão!
A mamãe ri. Olha para ele toda feliz e os dois saem de mãos dadas. Nossa! Já ia esquecendo. Tenho de ligar para a mãe do Demerval e encomendar os doces do meu aniversário...
No trecho “(...) ele e mamãe cuidam dos embrulhos”, o pronome destacado refere-se:(0.5)
A) Ao pai. B) Ao Nando. C) Ao Ricardo. D) Aos fregueses.
vitoriaaarodrigues13:
tbm tô querendo saber dessa questão amg
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
letra c) Ao ricardo.
explicação fiz prova ontem e deu como certo
Respondido por
0
Resposta:
No trecho “(...) ele e mamãe cuidam dos embrulhos”, o pronome destacado refere-se: *
ao ricardo
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Geografia,
6 meses atrás
Física,
10 meses atrás
Pedagogia,
10 meses atrás
Pedagogia,
10 meses atrás