Saúde, perguntado por lenitacmbertholino, 11 meses atrás

Padre José anchietano foi o primeiro a tratar de doente ?

Soluções para a tarefa

Respondido por Japaja
0

Resposta:

Sim foi, nascido, em 1534, nas Ilhas Canárias (Espanha), Anchieta foi transferido para o Brasil, em 1553, com 20 anos de idade, quando se tornou jesuíta. Aqui, montou várias boticas e estudou plantas medicinais, além de desenvolver fórmulas de medicamentos. As boticas continham, além de plantas nativas, medicamentos vindos da Corte.

Entre as plantas que estudou, está o vetricopê cujas raízes Anchieta utilizava como descongestionante e antitussígeno, e o bálsamo do peru, que era indicado como anti-inflamatório. Ressalte-se que o jesuíta foi o primeiro a estudar o bálsamo do peru. Dedicava longas horas do dia a descrever os recursos terapêuticos das plantas medicinais e sua toxicidade. O Padre, também, manipulou a fórmula do elixir Teriaga brasiliensis, comparado à famosa Teriaga de Veneza, e sintetizou o sal nitrato de prata.

Poeta, escritor, ambientalista, evangelizador e um dedicado boticário a serviço de índios e filhos destes com portugueses e, também, de escravos, o Padre Anchieta deixou belas páginas sobre a sua lida no tratamento de quem precisasse dos seus socorros, tanto do corpo, como da alma. Numa delas, o, hoje, São José de Anchieta diz: “Nossa casa é botica de todos e, em poucos momentos, está quieta a campainha da portaria”.

Alcance social - Uma curiosidade: em 1597, já velho e muito doente, o boticário deixou o leito para cuidar de um paciente. Foi o seu último gesto de caridade e de ação em saúde. O fato de não cumprir o repouso e de andar longe para tratar um paciente custou-lhe a vida. Anchieta deixou para os farmacêuticos brasileiros um legado que identifica a profissão: o alcance social dos cuidados prestados à população.

Os estudiosos de Anchieta impressionam-se com o fato de o missionário ter percorrido, a pé e descalço, o litoral brasileiro, de Cananeia, no sul de São Paulo, até o Recife, acompanhando missões dos jesuítas. Ele aprendeu o idioma tupi-guarani e escreveu o livro “Arte de Gramática da Língua mais usada na Costa do Brasil”.

Um dos fundadores da cidade de São Paulo, Anchieta envolveu-se tão intensamente com os medicamentos e a saúde, em geral, que esta particularidade marcou a sua vida e sua obra. No Rio de Janeiro, em 1582, ele deu início à construção da Santa Casa de Misericórdia, com o objetivo de assistir os doentes e as vítimas das epidemias tão frequentes, no Brasil. José de Anchieta morreu, no dia 9 de junho de 1597.

Explicação:

Quando o Brasil foi descoberto, padre José Anchieta foi o primeiro a tratar dos doentes e improvisar um hospital que posteriormente se tornou a Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.

Perguntas interessantes