Pacientes vítimas de mordedura por animais potencialmente transmissores da raiva podem evoluir com uma das mais temíveis complicações: a raiva humana. Por ser uma condição imunoprevinível, é importante saber reconhecer quando e qual profilaxia está indicada. Desta forma, trata-se de uma conduta adequada na atenção primária:
Soluções para a tarefa
Trata-se de uma conduta adequada o caso da letra b.
Como se dá a transmissão da raiva
A raiva é uma zoonose, que á uma doença transmitida de animais para o homem, causada por um vírus. Ela é uma doença muito grave e tem a taxa de mortalidade de quase 100%.
O vírus é transmitido pelo contato direto com a saliva do animal infectado, pode ser através de mordidas ou contato com feridas abertas (lambidas na lesão ou mucosas).
A letra b - Luís, 15 anos, chega a Unidade de Saúde vítima de uma mordedura de um cão no braço. O ferimento é único e profundo. Durante o atendimento, é explicado a Luís que o ferimento é leve, assim a conduta adotada será a observação do animal por 10 dias. Vacinação antitetânica e antibióticoprofilaxia também não serão necessárias em acidentes leves.
Saiba mais sobre raiva animal em: https://brainly.com.br/tarefa/24993236
#SPJ2