Paciente J.L, feminino, 38 anos, chegou ao consultório odontológico com o intuito de realizar orçamento para iniciar seu tratamento odontológico. Ao iniciar a consulta, a paciente perguntou se o dentista era ortodontista pois na placa estava escrito que era, ele por sua vez afirmou que não mas havia colocado a especialidade pois tinha aptidão e gostava da área. Na sequencia o dentista pediu a sua auxiliar que restaurasse o dente com processo carioso sem passar o orçamento a paciente e sem seu consentimento, alegando que era uma cárie importante e deveria ser feita com urgência. A paciente foi cobrada por esse serviço e resolveu olhar o Código de Defesa do Consumidor que ao procurar na clínica não encontrou.
É infração ética permitir que auxiliares realizem procedimentos que não são de sua competência.
O cirurgião-dentista cometeu infração ética ao realizar procedimento sem a autorização da paciente.
Soluções para a tarefa
Resposta:
I- O dentista teve conduta correta ao realizar o tratamento restaurador no paciente, pois não poderia deixar a lesão cariosa progredir e ser julgado como negligente numa futura ação judicial.
II- É infração ética permitir que auxiliares realizem procedimentos que não são de sua competência.
III- Quando o profissional encontra-se preparado e tem aptidão a realizar determinada especialidade, mesmo que não tenha feito a especialização na área, é possível anunciar a especialidade.
IV- O cirurgião-dentista cometeu infração ética ao realizar procedimento sem a autorização da paciente.
Com base nos dados acima, assinale a alternativa correta:
As alternativas corretas são II e IV Correto
Explicação:
Alternativas II e IV estão corretas, pois, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor e com o Código de Ética Odontológica, é infração ética:
- Permitir que auxiliares realizem procedimentos que não são de sua competência;
- O cirurgião-dentista realizar procedimento sem a autorização prévia do paciente;
O que diz o Código de Ética Odontológica?
O Código de Ética Odontológica regula os deveres e direitos dos:
- Cirurgião-dentista
- Profissionais técnicos
- Auxiliares de dentista
- PJs que exercem atividades na área Odontológica
- Pacientes
De acordo com esse documento, o relacionamento entre dentista e paciente deve ser transparente em todas as fases do atendimento. O profissional precisa esclarecer ao paciente os riscos, objetivos, custos e alternativas ao tratamento proposto.
Além disso, é estritamente proibido permitir que os auxiliares exerçam funções que são de competência do cirurgião-dentista. Assim, qualquer violação desses e demais códigos, pode ocasionar na cassação do exercício profissional.
Para saber mais sobre o Código de Defesa do Consumidor, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/22522951
#SPJ1