Biologia, perguntado por alfelipe, 1 ano atrás

Paciente GMM, 47 anos, sexo masculino, atendido em Setor de Urgência, com quadro súbito de dispneia, cianose, icterícia e confusão mental. Relatou história de esteatose hepática e etilismo moderado (432g de álcool/semana) por mais de dez anos.
Ao exame físico apresentava: anasarca (inchaço distribuído por todo o corpo), mucosas hipocoradas (+1/+4), ictérico (+1/+4), cianótico (+2/+4), presença de estase jugular bilateral, frequência cardíaca (FC): 92bpm, pressão arterial (PA): 100 x 60 mmHg.
O hemograma demonstrou plaquetas: 33.000, leucócitos: 22.200, com aumento de neutrófilos (78%).

Exames bioquímicos
Resultados
Valores de referência
Aspartato aminotransferase (ALT)
204 U/L
até 41 U/L
Alanina aminotransferase (AST)
120 U/L
até 37 U/L
Gama-GT
102 U/L
0 - 60 U/L
Fosfatase alcalina
185 U/L
30 -120 U/L
Amilase
69 U/L
20 - 160 U/L
Lipase
32 U/L
até 50 U/L
Bilirrubinas totais
3,4 mg/dL
0,2 - 1,2 mg/dL
Bilirrubinas direta
3,1 mg/dL
até 0,1 mg/dL
Bilirrubina indireta
0,3 mg/dL
até 0,5 mg/dL
Alfa-feto proteína (AFP)
1210 mg/dL
200 mg/dL
Fonte: (adaptado) SEABRA, 2010.
SEABRA, J.D. et al. Metástase Cardíaca de Carcinoma Hepatocelular. Rev Bras Ecocardiogr Imagem Cardiovasc, v. 23, n. 1, p. 60-63, 2010. (adaptado)
Com base nos exames bioquímicos, interprete os resultados e relacione com as possíveis condições patológicas.

Soluções para a tarefa

Respondido por camilafortes13
13

O que se pode prever é que o paciente pode ter câncer no fígado que é identificado pela a taxa AFP extremamente alterada, o que pode identificar um carcinoma hepático.

 

As demais funções que foram comprometidas, como as respiratórias e cardíacas podem estar relacionadas com o alto consumo de álcool durantes muitos anos, que acaba não afetando só o fígado mas também outros sistemas.  

Para responder é necessário saber o que cada taxa dessas significa, para que serve cada exame, e o que indica sua alteração:

AST: serve detectar lesões no fígado, na bile e no pâncreas. Quando seus dados estão muito elevados indica hepatite aguda.

ALT: também indica lesões ou doenças no fígado. Taxa pouco elevada pode ser por uso de medicamentos ou doenças virais como hepatite. Taxa muito alta a causa se deve por abuso de drogas ilícitas, álcool e outras substâncias tóxicas.

Gama – GT: serve para avaliar as funções hepáticas e identificar possíveis alterações. Se suas taxas dão alta pode significar falha de órgão.

 

Fosfatase alcalina: enzima encontrada principalmente nos ossos e fígados. Esse teste é pedido quando os níveis de gama – GT estão elevados, e quando a sinais clínicos de problemas no fígado e ossos. Resultados alterados pode indicar problemas hepáticos, tumores, leucemia, etc.

Amilase: taxas altas indicam problemas de inflamação no pâncreas ou nas glândulas salivares. Taxas baixas indicam insuficiência pancreática ou doença graves no fígado.

 

Lipase: taxas elevadas indicam doenças no sistema digestivo, como pancreatite aguda ou doença celíaca.  

Bilirrubina total e frações: indicam doenças do fígado, cirrose, hepatite, cálculo biliar.

Alfa-feto proteína - AFP: utilizado par diagnóstico de câncer no fígado.  

Perguntas interessantes