Saúde, perguntado por fabigalhardo, 2 meses atrás

Paciente do sexo feminino chegou na unidade básica de saúde (UBS) relatando fraqueza e dores. A recepcionista solicitou que ela aguardasse para ser atendida pela enfermeira responsável. No acolhimento, a enfermeira fez algumas perguntas e realizou exame físico, obtendo as seguintes informações: A paciente tem 52 anos, é fumante e trabalha como auxiliar de limpeza de terça à sexta das 8h às 17h30. Ela relatava dor no punho, nas costas e nos membros inferiores e fraqueza. No exame físico apresentou temperatura de 36,5ºC, pressão arterial 120 x 80 mmHg, peso 53,5 Kg, altura 167 cm, ausculta pulmonar e cardiovascular sem anormalidades. A enfermeira pediu para a paciente aguardar para passar por atendimento com o clínico geral que estava na UBS. Durante a consulta médica, foi questionado sobre a alimentação, última menstruação, tempo que fuma e uso de medicamentos. A paciente relatou alimentar-se duas vezes por dia, fumar por mais de 20 anos, não faz uso de nenhum medicamento e a última menstruação ocorreu há 2 anos. Foi solicitado hemograma e dosagem de FSH, LH, estradiol e densitometria óssea. Ao retornar com os resultados do exame, o médico diagnosticou um quadro de menopausa associado à osteoporose. 1. O fluxo de atendimento aplicado foi correto? Cite quais serão as próximas etapas, segundo o fluxo de atendimento da Unidade Básica de Saúde (UBS). 2. Ao avaliar as informações coletadas sobre a paciente, quais outros pontos te chamou atenção e deveriam ser investigados para contemplar um atendimento integral? Para responder essa pergunta, considere os fatores de risco biológicos, sociais e psicológicos. 3. Considerando os princípios de equipe multiprofissional e integralidade, sugira medidas de atenção à saúde para o problema em questão, classificando-os como promoção à saúde e prevenção à doença, recuperação ou reabilitação.


taysepereira40: otimo

Soluções para a tarefa

Respondido por 79303951115
38

Resposta:

1. O fluxo de atendimento aplicado foi correto? Cite quais serão as próximas etapas, segundo o fluxo de atendimento da Unidade Básica de Saúde (UBS).

Penso que fluxo de atendimento foi correto, pois este processo de triagem facilita a compreensão dos dados pelo médico além de agilizar a consulta. Como a paciente já passou pelo médico, já realizou exames e os apresentou ao mesmo que diagnosticou um quadro de menopausa associado à osteoporose. Como a osteoporose pós-menopausa ou Tipo I está associada à insuficiência hormonal do climatério, agora a paciente deverá de acordo com as orientações médicas fazer reposição hormonal e um tratamento da osteoporose com terapia medicamentosa e alimentar. Após estes procedimentos serão necessários novos exames e uma avaliação médica para verificar os avanços com o tratamento.

2. Ao avaliar as informações coletadas sobre a paciente, quais outros pontos te chamaram atenção e deveriam ser investigados para contemplar um atendimento integral? Para responder essa pergunta, considere os fatores de risco biológicos, sociais e psicológicos.

Compreendo que seu peso está ideal estar entre 51,6 e 66,9 quilogramas (kg) para mulheres de sua idade, a PA 120 x 80 mmHg também normal, porém além do que já foi constatado no exame que é o quadro de menopausa associado à osteoporose me preocupo com fato de ela ser fumante a 20 anos e o médico não pediu nenhum tipo de exame para averiguar os pulmões, penso este seria um procedimento necessários. Outro procedimento importante seria uma avaliação postural tendo em vista o tipo de trabalho que executa e que tem consequências ao longo da vida podendo afetar a estrutura axial. Desta forma encaminhar para um ortopedista e fisioterapeuta para uma investigação seriam também procedimentos importantes. A questão da alimentação também deve ser levada em consideração, percebe-se que faz somente, assim que uma avaliação nutricional para verificar a qualidade alimentar e ver se necessita de suplemento.

3. Considerando os princípios de equipe multiprofissional e integralidade, sugira medidas de atenção à saúde para o problema em questão, classificando-os como promoção à saúde e prevenção à doença, recuperação ou reabilitação.

 Terapia medicamentosa – Clinico Geral

 Reposição hormonal – clinico geral

 Avaliação do quadro alimentar- Nutricionista

 Acompanhamento do envelhecimento ativo- gerontogeriatra

 Análise psicológica – psicólogo

 Avaliação postural – TO e fisioterpelta

Explicação:


espartam: Obrigada
Respondido por juliannesouzza
6

Resposta:

1- Sim, foi realizada a triagem e depois a consulta. Após o diagnóstico a paciente precisará ser encaminhada para um especialista para o tratamento e a manutenção da saúde/doença.

2 -Paciente trabalha com serviço pesado com exposição a produtos químicos. É fumante, e se alimenta mal.

3- Atividades físicas, palestras nutricionista, e grupos antitabagismo.

Explicação:

Perguntas interessantes