Paciente de 20 anos, sexo masculino, 1,52 de altura, 53 kg de peso, fumante, com história de asma desde a infância, queixa-se de tosse improdutiva, dispnéia e chiado no peito, após ter estado em um estábulo. Seus sintomas tornaram-se tão intensos que seus pais a trouxeram para o pronto-socorro. Ao exame físico, nota-se intensa respiração, dispneía, taquicardia e taquipnéia. Tiragem intensa; Ausculta: Sibilos expiratórios ; Sua freqüência respiratória é de 48/minuto, seu pulso de 110 bpm e a pressão sanguínea de 132/65 mmHg. PFE (peak flow) : <50% do previsto/base (554/277) . Extremidades dos membros Pálidas ou cianóticas. Fala entre palavras. Sua mãe relata ter administrado a ela 01 cpr de AAS 500mg para dor de cabeça.
Após consulta medica foi prescrito:
Uso sistêmicos
1- Aerolin(salbutamol) xpé â / Tomar 01copo medida de 8/8 horas – 07-15-23 horas – Durante 07 dias.
2- Foradilâ(formoterol) cps p/inalação Fazer uma aplicação de 12/12 horas – Durante 7 dias
3- Bamifix 600mgâ(Bamifilina) cpr / Tomar 01 cpr de 12/12hs
4- Prednisona 20mg cpr/ Tomar 02 cpr/dia por 7 dias
Medicação – Aerossol
5- Atroventâ(Ipratropio) GTS/10 gts
6- Berotecâ (Fenoterol)GTs/ 05 gts
7- Diluir em 5ml de solução fisiológica (Cloreto de sódio ) à 0,9%. Fazer inalação 2 vezes ao dia por 5 dias. Aparelho utilizado: ultrassônico
8- Pulmicortâ(Budesonida) amp / 01 amp
9- Diluir em 5ml de solução fisiológica (Cloreto de sódio ) à 0,9%. Fazer inalação 3 vezes ao dia por 5 dias. Aparelho utilizado: ultrassônico
Uso por 3 meses após melhora clínica
10- Zaditen® (cetotifeno)/ 2 vezes ao dia por 3 meses consecutivos
11- Orientação sobre a doença/ Controle ambiental em sua residência
12- Vacinas – 6 meses após uso do Montelukast - Singulair®
Analise a alternativas abaixo e assinale a INCORRETA:
Escolha uma:
a. O salbutamol, formoterol e o fenoterol Ligam-se a receptores b2 que possuem acoplado a eles uma proteína G,ativando-o, a porção as da proteína G ativa diretamente a adenilciclase, resultando em aumento da conversão de ATP em AMPc, este por sua vez ativa proteína-quinase A ( PKA), está proteína-quinase inibe a miosina-quinase (MLCK), não ocorrendo portanto a interação miosina-actina e resultante relaxamento.
b. O Ipratrópio compete com a histamina pelos receptores H1. Apresenta outras ações não relacionadas aos receptores H1, sendo estas muito úteis no tratamento da asma: Estabilização dos mastócitos; antagonismo ao PAF; Regulação para cima dos β-receptores
c. Os problemas clínicos encontrados com o a budesonida são: Em dose baixa pode ocasionar em candidíase; Em doses elevadas quando não orientado o paciente quanto a sua aplicação, pode resultar em Síndrome de Cushing, osteoporose, retardo do crescimento, problemas comportamentais etc.
d. A budesonida liga-se a receptores intracelulares que pertencem á superfamília dos receptores nucleares; o complexo farmaco-receptor fixa-se ao DNA e induz (inicia transcrição ex: lipocortina) ou suprime(previne a transcrição ex: IL-2) de determinados genes. Inibindo assim não apenas a geração das quimiotaxinas tipo LTB4 e PAF, mas também dos espasmogênios, LTC4 e LTD4, e dos vasodilatadores, PGE2 e PGI2.
e. Pelo fato dos mediadores inflamatórios (leucotrienos, PAF, etc.) serem os principais responsáveis pelo estado de constrição bronquiolar tornam-se os AINES o tratamento de eleição nesta situação por terem efeitos sistêmicos menores quando comparados com os antiinflamatórios esteroidais.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a c. Os problemas clínicos encontrados com o a budesonida são: Em dose baixa pode ocasionar em candidíase; Em doses elevadas quando não orientado o paciente quanto a sua aplicação, pode resultar em Síndrome de Cushing, osteoporose, retardo do crescimento, problemas comportamentais etc.
Algumas reações raras são encontrados em budesonida por meio de uma baixa frequência como em 0,01% e 0,1% dos pacientes, uma das reações é a Síndrome de Cushing. É uma síndrome em que acontece um aumento considerado de suspensão em nível aquosa como 50 e 100 mcg _BU 02a_VP .
Como problemas clínicas de encontros com baixas ocorrências de elevações de certos pacientes de acordo com sua aplicação e de seu resultante com crescimento.
Espero ter ajudado.