Paciente com histórico de diarreia coletou uma amostra de fezes para análise laboratorial. Com relação a essa coleta, qual a alternativa correta?
A.
Coletou a amostra de fezes diretamente do pote que foi entregue pelo laboratório e armazenou em geladeira até o dia seguinte.
B.
Coletou a amostra de fezes diretamente do vaso sanitário, já que estava muito diarreica e levou imediatamente ao laboratório.
C.
Coletou a amostra de fezes de dentro do urinol que estava limpo, porém não conseguiu separar a urina das fezes diarreicas e levou imediatamente ao laboratório.
D.
Como o paciente se tratava de uma criança que utilizava fraldas, a amostra foi coletada diretamente da fralda e armazenada em geladeira até o dia seguinte.
E.
Como o paciente se tratava de uma criança que utilizava fraldas, a amostra foi coletada diretamente de um saco coletor que foi adaptado na região anal e a amostra foi levada imediatamente ao laboratório.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa E é A resposta mais adequada. Quanto mais direto da fonte e menos contato com possíveis "contaminantes" da amostra, melhor, supondo que o saco coletor está estéril como todos devem estar.
Explicação:
A opção A é quase que impraticável, poderia contaminar o ambiente e consequentemente pessoas enquanto tenta-se esperar a evacuação da criança em posição desconfortável que certamente sujará externamente o frasco, enfim, talvez fosse uma alternativa pensável há um século atrás, talvez nem com esse tempo.
A opção D seria a segunda opção mais viável, mas existe a possibilidade de contaminação com urina e pela pele sem que o agente patogênico encontrado seja a causa da diarreia, mas é mais irracional que as outras, exceto a opção E.