Paciente, 35 anos, bailarina amadora, começou a sentir dor aguda no quadril direito com irradiação para a região inguinal, a aproximadamente 6 semanas, e relata ser mais intensa durante a sua prática esportiva. A paciente foi submetida a alguns exames clínicos, solicitados pelo médico que a avaliou e foi diagnosticado síndrome do impacto femuroacetabular. Contudo, não há indicação cirúrgica até o momento, sendo recomendada a paciente procurar o atendimento fisioterapêutico para avaliação e tratamento.
Na avaliação fisioterapêutica foram identificados os seguintes sinais e sintomas clínicos:
- Intensidade da dor ao repouso e atividades diárias grau 4, e grau 8 durante atividades esportivas como, saltos e piruetas, a informação sobre a intensidade da dor foi obtida por meio da escala numérica de dor (ECND); grau de força muscular de quadríceps (4), glúteo máximo e médio (4), e rotadores laterais de quadril (4); amplitude de movimento (ADM) na flexão, extensão, rotações e
abdução e adução de quadril passiva com valores dentro do padrão de normalidade, já na avaliação da ADM ativa, foi identificado redução dos movimentos de flexão, adução e rotação medial, porém, foi observado que essas reduções ativas de ADM estão presentes devido ao sintoma doloroso.
Testes clínicos: FADURI positivo, Trendelenburg positivo, Ober negativo e Patrick (FABER) negativo.
Foi observado no exame de imagem e correlacionado com os sintomas da paciente a alteração de CAM/CAME, condropatia femuroacetabular, indicando quadro desgaste acentuado. Contudo, funções como agachar, ajoelhar, deitar-se e levantar, permanecer sentado com os membros inferiores cruzados por longos períodos, não foram relatados como limitados pela paciente e os confirmado com os testes funcionais aplicados na clínica.
1- Com base em todas as informações clínicas contidas no caso. Determine quais as consequências das forças de compressão e atrito no quadro deste paciente, relatadas na descrição do caso?
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
lesao femoactabular com irraduCAO PARA AS PERNAS
Perguntas interessantes