Saúde, perguntado por PaulaTejandoForte, 6 meses atrás

Paciente, 23 anos, GII PI A0, chega ao serviço de fisioterapia para acompanhamento pré-natal. IG= 34 semanas. Durante a avaliação a mesma queixa-se de dor em região lombar. Podem ser considerados objetivos de tratamento, exceto:


Aliviar a dor


Fortalecer assoalho pélvico


Fortalecer músculos estabilizadores do tronco


Relaxamento de assoalho pélvico deve ser priorizado nessa idade gestacional


Preparar para o parto

Soluções para a tarefa

Respondido por otako293828
3

Resposta:

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A lombalgia gestacional é uma das principais queixas durante a gestação, sendo responsável por inúmeras repercussões negativas na qualidade de vida da gestante. O objetivo deste estudo foi determinar a prevalência dos tipos de lombalgia e suas características em gestantes.

MÉTODO: Trata-se de estudo transversal descritivo realizado com 21 gestantes que realizavam consulta pré-natal no município de Petrolina-PE. Foi realizado exame físico composto por testes específicos para classificação da lombalgia e aplicado um questionário que abordava informações sociodemográficas e obstétricas. Para análise dos dados, foi aplicada estatística descritiva no programa SPSS e intervalo de confiança (IC95%).

RESULTADOS: Das gestantes analisadas 95,23% [IC95% 76,18 - 99,88] relataram dor lombar durante a gestação, sendo que 71,43% [IC95% 47,82 - 88,72] apresentavam-na previamente à gestação. A maioria das gestantes, 57,14% [IC95% 34,02 - 78,18], relatou sentir dor com duração superior a 60 minutos. A combinação de dor lombar com dor pélvica posterior foi verificada em 66,65% [IC95% 43,03 - 85,41] das gestantes, e 28,58% [IC95% 11,28 - 52,18] apresentaram somente dor lombar.

CONCLUSÃO: Observou-se alta prevalência de lombalgia nas gestantes analisadas, demonstrando ser fundamental o emprego de medidas educativas, preventivas e reabilitadoras, devido ao impacto negativo que as alterações advindas da gravidez podem ocasionar na qualidade de vida das gestantes. A inclusão do fisioterapeuta como participante das ações do Programa de Saúde da Família com atuação em grupos de gestantes é fundamental para melhora das práticas assistenciais.

Descritores: Dor, Dor lombar, Fisioterapia, Saúde da mulher.

Perguntas interessantes