p preciso de uma explicação para isso por favor alguém me ajuda.
o critério principal da regionalização proposta por Milton Santos e Maria Laura Silveira foi o meio técnico-científico informal Isto é a informação e as Finanças estão radiados de maneira a desigualdade extintas pelo território brasileiro determinado quatro brasis. a região amazônica inclui os estados de Amapá Pará Roraima Amazonas Acre Rondônia baixas distintas técnicas e demográficas.
a região Nordeste tem como estado do Maranhão Piauí Ceará Rio Grande do Norte Paraíba Pernambuco Alagoas Sergipe e Bahia. a primeira região a ser povoada apresenta uma agricultura pouco mecanizada ser comparado com a região centro-oeste é a região concentrada. a região centro-oeste inclui Goiás Mato Grosso Mato Grosso do Sul e Tocantins. apresenta uma agricultura globalizada e isto era moderna mecanizada e produtiva. a região concentrada E inclui em Minas Gerais São Paulo Rio de Janeiro Espírito Santo Paraná Santa Catarina e Rio Grande do Sul é a região que concentra a maior população e as maiores indústrias as principais portos aeroportos e Shopping Center Supermercados aos principais rodovias e ferrovias as maiores cidades e universidades. portanto é região que reúne os principais meios técnicos científicos e as Finanças do país.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Geopoliticamente, o Brasil vem sendo dividido há muito tempo em cinco regiões distintas: Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Contudo, alguns geógrafos e estudiosos vêm, ao longo do tempo, propondo outras formas de divisão do país. A divisão regional do território brasileiro em “quatro Brasis” foi proposta pelo professor Milton Santos e pela professora Maria Laura Silveira, em 2001.
Milton Santos utilizou como bases de sua classificação a informação e as finanças no país, e a forma como são geograficamente distribuídas. Nesse contexto, ele chegou a “quatro brasis”, representados pela Região Amazônica, Região Nordeste, Região Centro-Oeste e Região
Explicação:
Os quatro Brasis:
A Região Amazônica abrange os estados do Norte do país, sem o Tocantins, e apresenta baixa densidade demográfica. Possui uma infraestrutura de transportes com poucas possibilidades de rápido deslocamento – como aeronáutica, fluvial ou mesmo rodoviária. A região possui pouca ou reduzida concentração tecnológica urbana se comparada às demais regiões. Há uma grande presença de atividades tradicionais, do extrativismo mineral ou vegetal e um paradoxo, com algumas poucas localidades responsáveis pela produção de bens de tecnologia e com boa infraestrutura nessa área.
A Região Nordeste, dos “quatro Brasis”, coincide com a delimitação oficial atual, compreendendo todos os estados da Região Nordeste. A ocupação e povoamento da área são antigos, porém seguiram uma linha esparsa e levaram a uma ocupação pouco densa. A instalação de infraestruturas e as redes de informação são existentes e podem atingir um evoluído estágio em alguns locais, mas seguem um caráter descontínuo ao longo do território.
A Região Concentrada é formada pelos estados do Sudeste e do Sul e, além de possuir a maior densidade demográfica do país, é onde o desenvolvimento da ciência e da tecnologia se apresenta de forma mais contínua pelo território. As redes de informação nas duas regiões apresentam um caráter consistente, já desenvolvido por décadas. Em termos de tecnologia, as duas regiões já detinham a liderança tecnológica no surgimento dos primeiros parques industriais, e já cumpriram evoluções para as economias de serviços e, mais recentemente, de tecnologia da informação. O contraste em relação às demais regiões é nítido e marcante. Além disso, essa área também possui níveis elevados de acesso à saúde, educação, lazer e serviços modernos, o que apoia e dá fomento ao crescimento e desenvolvimento populacional.
A Região Centro-Oeste compreende, além dos estados definidos como Centro-Oeste pelo IBGE, mais o estado de Tocantins. Atuando como uma região periférica em relação ao Sul-Sudeste, é uma área que apresenta bom acesso e uso das redes de informação e, a despeito de possuir uma economia basicamente agropecuária, desenvolve essa atividade com tecnologia e processos modernos e avançados.