ENEM, perguntado por Belinhasilva5288, 1 ano atrás

Oxímoro (ou paradoxo) é uma construção textual que agrupa significados que se excluem mutuamente. Para Garfield, a frase de saudação de Jon (tirinha abaixo) expressa o maior de todos os oxímoros. Nas alternativas abaixo, estão transcritos versos retirados do poema “O operário em construção”. Pode-se afirmar que ocorre um oxímoro em (A) "Era ele que erguia casas Onde antes só havia chão." (B) "... a casa que ele fazia Sendo a sua liberdade Era a sua escravidão." (C) "Naquela casa vazia Que ele mesmo levantara Um mundo novo nascia De que sequer suspeitava." (D) "... o operário faz a coisa E a coisa faz o operário." (E) "Ele, um humilde operário Um operário que sabia Exercer a profissão."

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por bitencourtericotafpm
182
Olá!

O paradoxo mostra ideias/conceitos/termos/expressões que se excluem entre si. As ideias que se excluem podem ser encontradas na alternativa B.

Para o homem operário, ao mesmo tempo, sua casa era símbolo de liberdade mas também símbolo de escravidão. Oras, não é possível ser livre e ser escravo ao mesmo tempo, são termos excludentes.

Além disso, o operário está fadado a nunca usufruir dos seus trabalhos, já que as casas que faz não são usadas por ele.

Abraços!
Respondido por jalves26
0

Ocorre um oxímoro em:

(B) "... a casa que ele fazia Sendo a sua liberdade Era a sua escravidão."

Oxímoro

Também chamado de paradoxo, refere-se a uma contradição que produz um enunciado ilógico ou impossível.

Como pode a liberdade ser escravidão? Esses são conceitos completamente antagônicos e excludentes: quem é livre não é escravo, e vice-versa.

Porém, no contexto em que é utilizado, o enunciado acima faz sentido, pois expressa como a casa, que deveria libertá-lo, acabou se tornando uma prisão.

Na tirinha, o paradoxo está em associar a segunda-feira com a ideia de felicidade. Ninguém realmente parece estar feliz nesse dia da semana.

Mais sobre paradoxo em:

https://brainly.com.br/tarefa/37317709

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes