Português, perguntado por nicolasluas, 11 meses atrás

ÓVNIS SOBRE A TERRA

Marcelo Gleiser

No dia 19 de janeiro passado, lendo calmamente meu jornal de manhã, dei com a seguinte manchete: "Cidade no estado de Illinois reporta presença de óvnis". Para quem não sabe ainda, óvni é a designação de Objetos Voadores Não Identificados, ou seja, coisas voadoras vistas no céu e que não podem ser explicadas de forma óbvia, como um avião ou um pássaro.

A reportagem dizia que várias pessoas, principalmente quatro policiais que estavam em patrulha naquela noite, viram o mesmo objeto flutuando suavemente sobre plantações de milho e pequenas fazendas. Ele era enorme, do tamanho de um campo de futebol, com dois andares, forma triangular, fortes luzes brancas piscando em sua traseira e outras tantas vermelhas em sua parte inferior. Isso ocorreu no dia 5 de janeiro, em torno das 4h. Será que o governo americano estava testando uma nova espécie de objeto voador? Será que os quatro policiais tiveram uma alucinação simultânea? Ou será que seres extraterrestres estavam sobrevoando o interior norte-americano, em uma missão de reconhecimento?

Ninguém sabe ainda a resposta. Mas ufólogos, isto é, "especialistas" na análise de incidentes envolvendo óvnis, estão superanimados. "Esse veículo certamente não é compatível com nenhum veículo que conhecemos", disse um deles.

Esse não é um caso isolado. A cada ano, milhares de pessoas afirmam ter visto alguma espécie de objeto misterioso nos céus. A maioria dessas histórias pode ser explicada de forma bastante convencional, como fenômenos atmosféricos raros, meteoros grandes que produzem efeitos ópticos intensos, como as bolas de fogo verdes (eu já vi algumas, realmente impressionantes), balões de altas altitudes, em geral alongados e prateados, satélites que reentram na atmosfera, causando bólidos de fogo visíveis a olho nu etc. Existem tantos satélites em órbita, que em torno de três reentram na atmosfera a cada dia!

Em outros casos, novos tipos de objetos voadores podem causar a confusão. Por exemplo, quando os bombardeiros B-2 (que têm forma triangular) começaram a ser testados, várias pessoas afirmaram ter visto um óvni sobre os desertos do sudoeste americano. Mas será que todas as histórias podem ser explicadas desse modo?

Vamos analisar certos dados. Segundo uma pesquisa feita em 1994 pelo órgão Gallup nos EUA, mais de 3 milhões de norte-americanos acreditam ter sido sequestrados por extraterrestres! Os depoimentos são muito semelhantes: os ETs entram no quarto da vítima durante a noite, ou luzes intensas "sugam" a vítima de sua cama, transportando-a para o interior de uma espaçonave, onde os ETs executam uma série de testes biomédicos, em geral de natureza sexual. Terminados os testes, a pessoa é enviada de volta a sua cama. Os ETs também são todos parecidos: pequenos, cinzentos, sem pelos ou cabelos, grandes olhos pretos e bocas e membros minúsculos. Meio como um bebê perverso.

O incrível desses depoimentos e visões é que elas jamais acontecem com cientistas. Ou com pessoas politicamente influentes. Não seria lógico para os ETs tentarem estabelecer contato com essas pessoas? Por que eles não têm nada de construtivo a nos ensinar, restringindo-se apenas a repetir os mesmos experimentos com seres humanos?

É estranho que civilizações tecnologicamente avançadas, a ponto de poder viajar pelo espaço interestelar, tenham de repetir os mesmos experimentos milhões de vezes. Não acho que somos assim tão complicados. Afinal, se o plano deles é trabalhar e alterar os genes humanos, os processos de clonagem não necessitam de tantas amostras, como sabemos pelas nossas próprias (e primitivas) experiências em genética.

Sem dúvida, a descoberta de vida inteligente fora da Terra seria a mais importante na história da ciência. Imagine que maravilha se nós não estivermos sozinhos no Universo, mas na companhia de várias outras civilizações. Poucos podem ter mais interesse nessa possibilidade do que os cientistas. Mas, como disse Carl Sagan, é justamente quando nós queremos muito alguma coisa que devemos redobrar nossa cautela, evitando transformar fantasia em realidade.

(In Marcelo Gleiser. Micro macro: reflexões sobre o homem, o tempo e o espaço. São Paulo: Publifolha, 2005)

Com base no texto, podemos afirmar que o autor

A
acredita nas visitas de extraterrestres ao nosso planeta.

B
nega a possibilidade da visita de extraterrestres ao nosso planeta.

C
põe em dúvida a veracidade dos relatos sobre visitantes extraterrestres.

D
não acredita que exista vida inteligente fora da Terra.

Soluções para a tarefa

Respondido por isabellyfortes05
9

Resposta: Alternativa correta é a C

Respondido por lolitadraw
5

Resposta: C

Já fiz esse questão e era a C

Perguntas interessantes