Outro ponto é a velocidade com que as transformações no sentido da homogeneização dos lugares tem se dado em nossa época. Porém mesmo com tamanha velocidade tudo que esse novo processo globalizante alcançou foi uma homogeneização fragmentária, dominada pelos grandes capitais e movida constantemente pela competição mundial.
SANTOS, C. Globalização, turismo e seus efeitos no meio ambiente. Terra Livre, ano 18, n.19. São Paulo. Disponível em: agb. Acesso em 27 set. 2019.
A paisagem que expressa o desdobramento do processo de globalização apontado pelo texto é:
#[Simulado ENEM 2019 - Brainly]
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a letra: A
O texto apresenta a homogeneização dos espaços como um efeito do processo de globalização.
A partir da evolução dos meios de transporte e comunicação, articulou-se a mundialização de costumes, culturas e línguas que tornaram-se mais acessíveis a outros lugares e indivíduos, mesmo que longe da sua origem.
Assim, ao permitir a superação de barreiras físicas e sociais, a globalização colabora para reduzir as identidades locais inserindo-as em uma lógica de reprodução à nível global e que é evidenciado quando, um dos símbolos da cultura francesa, a Torre Eiffel, é plagiada por um complexo turístico em Las Vegas, EUA, descaracterizando sua conotação simbólica e cultural.
Réplica da Torre Eiffel na cidade de Las Vegas, EUA.
O enunciado da questão aborda o contexto de homogeneização dos espaços provenientes do processo de globalização. Com o avanço dos meios de transporte e dos meios de comunicação ocorreu a chamada mundialização das culturas internacionais, visto que os aspectos culturais ficaram mais acessíveis a toda a população mundial.
A globalização superou as barreiras sociais e físicas e auxiliou na redução das identidades locais. Em exemplo é o que aconteceu com um dos maiores símbolos cultural da França, a Torre Eiffel, que foi plagiada em um complexo turístico localizado em Las Vegas, EUA.
Bons estudos!