Outro legado deixado pelo filósofo grego [Platão] foi o reconhecimento da capacidade e do potencial da mulher para o exercício de cargos e funções públicas, ao atribuir a meninas as mesmas oportunidades intelectuais e políticas dos meninos. Para Platão, ‘se uma mulher se mostra capaz de exercer a administração política, que ela governe; se um homem se mostrar capaz apenas de lavar pratos, que exerça a função para a qual a Providência o destinou’ (PLATÂO apud DURANT, 1996, p.58)”. Fpnte: BORN, Rogério Carlos. Valores políticos, ideológicos, cívicos e culturais [livro eletrônico]. Curitiba: InterSaberes, 2017. (biblioteca virtual) A partir do texto acima, assinale a alternativa que aponta uma característica que determina sua tipologia argumentativa. Utiliza o discurso de uma autoridade no assunto para dar credibilidade ao texto e convencer o leitor. Apresenta argumentos baseados no consenso, que não precisam de comprovação teórica. Apresenta as informações de forma clara e objetiva, com o predomínio de verbos no infinitivo. Narra um fato de forma lógica, sem se importar tanto em persuadir o leitor. Estabelece uma relação de causa e consequência entre os fatos para apresentar um cenário neutro ao leitor
Soluções para a tarefa
Letra e. Diante da leitura do enunciado, podemos compreender que Platão utilizou de uma linguagem neutra para que pudesse ser transmitido o que se deseja pelo escritor. Isso porque para a passagem de suas ideias, foi utilizado um recurso de causa e consequência, que certamente teve seu efeito surtido.
Logo, podemos compreender que a alternativa a ser assinalada é a seguinte: Estabelece uma relação de causa e consequência entre os fatos para apresentar um cenário neutro ao leitor.
Resposta:
Utiliza o discurso de uma autoridade no assunto para dar credibilidade ao texto e convencer o leitor.
Explicação:
O texto não apresenta neutralidade, uma vez que assume um ponto de vista que defende a igualdade de gênero. O autor do texto busca convencer seu leitor de seus argumentos ao fazer uso do discurso de Platão, o que caracteriza recurso característico do texto argumentativo.