"Outro exemplo: o papa Gregório XIII resolveu proceder a uma revisão do calendário juliano, porque, no correr dos séculos, o equinócio da primavera, do qual, no ano de 325, o concílio de Niceia fizera depender a festa de Páscoa, havia-se deslocado paulatinamente de 21 para 11 de março. Uma bula papal suprimiu dez dias do ano de 1552, decidindo que o dia seguinte a 4 de outubro seria 15 de outubro, e não 5. Essa reforma gregoriana da reforma do antigo calendário romano feita por Julio César constituiu, até hoje, a última tentativa de estabelecer um sistema de calendário em que o ano social não se desviasse demais, no correr dos séculos, do “ano natural”, isto é, do tempo que o Sol — considerado em sua relação com homens espectadores e centros de referência — leva para retornar a um ponto do céu escolhido por eles como ponto de partida." (ELIAS,1998) Sobre as relações entre tempo histórico e tempo cronológico, é possível afirmar que: A. É inerente à atividade do historiador, mas é possível pesquisar em História sem utilizar tal categoria. B. Os calendários e os relógios, organizados de forma objetiva, não tem relação com a cultura. C. As concepções de Kant sobre o tempo influenciaram autores positivistas. D. Fora do tempo, não é possível explicar os fenômenos sociais. E. A compreensão do tempo histórico passa pela relação entre presente e futuro.
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Resposta:D
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Fora do tempo, não é possível explicar os fenômenos sociais.
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Resposta: Opção D.
Explicação: Fora do tempo, não é possível explicar os fenômenos sociais.
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