Português, perguntado por jhiocat, 10 meses atrás

Outro dia me convidaram pra ir ao Mc'Donalds comemos X Burger. O salão estava, lotado fizemos os pedidos através de um tal de , drive tru. Os colegas percebendo a minha irritação disseram: Se tu estiver com pressa eles tem um sistema de delivery maravilhoso. Desacustumado com esse linguajar chamei os 'cabas':vamos s'imbora. Seguimos pela avenida Henrique Shaumann, onde pude observar um outdoor ,que estava escrito China in box e uma seta indicativa parking ,nós não paramos por lá não. Seguimos mais adiante avistamos um restaurante bonito e luxuoso e na porta de entrada uma luz neon piscando escrita :open. Quando olhei pro chão pude ver um capacho abandonado com a bandeira americana me convidando : welcome. Ao adentrar àquele recinto pude observar na decoração e nas paredes estavam escritas assim: ice cake ,x egg , x burger e fast food. Eu gostaria de falar com presidente pra cuidar melhor da gente que vive nesse país nossa gramatica está tão dividida tem gente falando happy , pensando que é feliz. Acabaria com esse tal de estrangeirismo que perturba nossa língua e muda tudo de vez e os mendigos que hoje vivem nas calçadas ensinaria ao brasileiro que aqui se fala o português. Sou simples ,sou composto, oculto ,indeterminado ,particípio, eu sou gerúndio fonema sim senhor , adjetivo ,predicado , eu sou sujeito , ainda trago no meu peito esse país com muito amor.

Composição: Carlos Silva / Sandra Regina. Essa informação está errada? Nos avise.

1 - O texto acima é uma composição musical do cantor “Zé Ramalho” que evidencia (mostra) a realidade dos brasileiros transformando a Língua Portuguesa em estrangeirismos oriundos de outra língua. A partir dessa informação, produza um pequeno comentário favorável ou desfavorável a essa situação.

2 - Tendo como base o conteúdo “ Processos de Formação de Palavras” retire do trecho palavras e classifique-as de acordo com esses processos.

Soluções para a tarefa

Respondido por fabriciofabricioluiz
1

Não sou nem favorável nem desfavorável a essa situação. Não sou favorável até porque não tem necessidade de ficar utilizando expressões estrangeiras no nosso meio se já temos nossa língua, nem desfavorável até porque mesmo se uma pessoa desconheça a tradução daquela palavra, ela entenderá porque meio que já aprendemos a associar expressões estrangeiras a algo, mesmo sem saber seu significado, como "fast food", algumas pessoas não sabem a tradução mas já sabem a que se refere.


fabriciofabricioluiz: Sobre a questão 2, qual é o trecho?
jhiocat: ela não falou que trecho
fabriciofabricioluiz: Vish.. não poderei responder a 2 então ;-;
jhiocat: mas obg
fabriciofabricioluiz: Não tem problema mesmo?
jhiocat: sim eu falei com ela mas ela ainda n me respondeukkkkkkk
fabriciofabricioluiz: tá né :) kk
Perguntas interessantes