Outro aspecto importante e muito discutido no mundo acadêmico e profissional é a questão do plágio em pesquisas e trabalhos. Abaixo está o artigo intitulado “O Crime de Plágio” que após a leitura faça uma reflexão baseada nos itens abaixo, compartilhe e comente com seus colegas sobre: a) O plágio ocorre mais intencionalmente ou por ingenuidade? b) Quais são os principais motivos para que os acadêmicos se aventurem ao crime de plágio ao invés de redigir os seus próprios trabalhos? c) Após reflexão e avaliação do tema gostaria da sua participação indicando estratégias para a conscientização do crime do plágio não aconteça entre os acadêmicos brasileiros.
Agora organize suas ideias e sua resposta escrita e discuta com os colegas.
O CRIME DE PLÁGIO
O plágio acadêmico se configura quando um aluno retira, seja de livros ou a Internet, ideias, conceitos ou frases de outro autor (que as formulou e as publicou), sem lhe dar o devido crédito, sem citá-lo como fonte de pesquisa. Trata-se de uma violação dos direitos autorais de outrem. Isso tem implicações cíveis e penais. E o “desconhecimento da lei” não serve de desculpa, pois a lei é pública e explícita. Na universidade, o que se espera dos alunos é que estes se capacitem tanto técnica como teoricamente. Que sejam capazes de refletir sobre sua profissão, a partir da leitura e compreensão dos autores da sua área. Faz parte da formação dos alunos que estes sejam capazes de articular as ideias desses autores de referência com as suas próprias ideias. Para isto, é fundamental que os alunos explicitem, em seus trabalhos acadêmicos, exatamente o que estão usando desses autores, e o que eles mesmos estão propondo. Ser capaz de tais articulações intelectuais, portanto, torna-se critério básico para as avaliações feitas pelos professores. Engana-se quem pensa que só faz plágio quem copia, palavra por palavra, um trabalho inteiro sem citar a fonte de onde o tirou. Segundo o professor Lécio Ramos, citado por Garschagen (2006), podemos listar pelo menos 3 tipos de plágio: Integral – o “engano” citado acima...; Parcial – que ocorre quando o trabalho é um “mosaico” formado por cópias de parágrafos e frases de autores diversos, sem mencionar suas obras; Conceitual – a utilização da ideia do autor escrevendo de outra forma, porém, novamente, sem citar a fonte original
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
a) O crime de plágio ocorre intencionalmente, visto que o “desconhecimento da lei” não serve de desculpa, pois a lei é pública e explícita.
b) Provavelmente, porque não conseguem refletir sobre sua profissão a partir da leitura e compreensão dos autores de sua área e não conseguem articular as ideias desses autores de referência com as suas próprias ideias.
c) Resposta pessoal.
Sugestão: Talvez aumentando a punição para os crimes de plágio, pois assim o aluno ficará mais inibido a utilizar tal recurso e se sentirá obrigado a refletir e escrever com suas palavras.
Perguntas interessantes
Geografia,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Química,
8 meses atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Inglês,
1 ano atrás