-outras formas de jogar Voleibol
Câmbio com manchete?E câmbio com manchete etoque?
Soluções para a tarefa
ara entrar em quadra e mandar bem, os alunos têm de analisar os fundamentos e as estratégias do esporte. Conheça três vivências práticas
POR:
Bianca Bibiano
01 de Outubro | 2012
Minivôlei. Ilustração: Bruno Algarve
No minivôlei, os alunos experimentam os fundamentos do esporte com mais chance de participar várias vezes, já que são reunidos em trios ou duplas
Uma das modalidades esportivas tradicionais nas aulas de Educação Física, incluída no planejamento de muitos professores, é o vôlei. A maioria dos alunos se interessa pelo tema, conhece os movimentos básicos (saque, toque, cortada, bloqueio e manchete) e se organiza com facilidade para jogar, inclusive fora do ambiente escolar. Isso se deve, em grande parte, à visibilidade que o esporte conquistou nos últimos anos no Brasil, com destaque para a medalha de prata da seleção masculina e a de ouro da feminina na Olimpíada de Londres, realizada neste ano.
Antes de armar a rede e liberar a bola para a turma, pense na estrutura das aulas e planeje o que você pretende ensinar. Lembre-se de que a disciplina tem objetivos mais amplos e profundos do que o jogo pelo jogo. "É importante que os estudantes pratiquem, evidentemente. Mas é necessário, sobretudo que eles analisem as técnicas e as estratégias por trás das jogadas", diz Fernanda Impolcetto, docente das Faculdades Integradas Claretianas de Rio Claro.
Para começar, Marília Souza, professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), reuniu a turma para assistir a cenas de partidas oficiais. "A intenção era que a moçada observasse os fundamentos e a postura dos atletas em quadra", diz. Nesse ponto, tem de ser avisado aos estudantes que não se espera deles um desempenho como o dos profissionais. "Eles não são atletas. Não precisam imitar uma equipe de alto rendimento", diz André Barroso, da Faculdade de Jaguariúna (FAJ).
Ainda com base nos vídeos, vale abordar os conceitos de habilidade e força. Para abrir a discussão, faça perguntas como estas: "Quando cada uma das jogadas é colocada em cena e por quê?", "O levantador precisa usar muita força para suspender a bola ou isso atrapalha o companheiro de equipe?" Aproveite para estimular os estudantes a fazer análises sobre o papel de cada um no time.
Sobre os movimentos e as regras, foque em questões como: "Qual a diferença entre receber uma jogada com saque e manchete?" e "É permitido bloquear a bola invadindo o lado adversário da quadra com as mãos?". Lembre-se de que essas questões devem ser trabalhadas visando passar a bola - literalmente - para a meninada vivenciar o vôlei. Confira três sugestões de atividades.