Outra técnica bastante utilizada na biotecnologia é chamada de DNA fingerprint (ou impressão digital do DNA) que pode ser usada em diversas situações cotidianas, como um teste de paternidade ou mesmo identificação de suspeitos de um crime. O fingerprint se baseia na comparação do material genético entre indivíduos. O nosso DNA apresenta algumas regiões que são altamente variáveis entre indivíduos da população exceto entre pessoas aparentadas. Nessa técnica também são usadas enzimas de restrição para gerar pequenos fragmentos do DNA a ser analisado e também o PCR para amplificar esse material permitindo a solução não só de muitos casos jurídicos, mas também de questionamento na área de Ecologia e Evolução. Com base no texto acima, julgue as questões 10 e 11.
Dois homens (P1 e P2) disputam a paternidade de Clara, filha de Maria. O exame de DNA revelou o seguinte padrão:
Quem é o provável pai de Clara?
Escolha uma:
a. P1.
b. Não é possível identificar o pai pelas informações coletadas.
c. A imagem está com uma resolução ruim.
d. P2.
e. Os padrões de fingerprint são muito parecidos entre os pais.
Soluções para a tarefa
Respondido por
232
RESPOSTA CORRETA = A) P1
lusicip5jw0i:
CORRETA: P1
Respondido por
88
a. P1.
A biotecnologia utiliza uma técnica denominada DNA fingerprint (ou impressão digital do DNA) para testes de paternidade ou identificação de suspeitos de um crime. Tal técnica é baseada na realização de uma comparação do material genético dos indivíduos analisados. Pois o DNA humano possui algumas regiões que são muito variáveis à exceção de pessoas aparentadas.
Considerando o enunciado e os conceitos sobre a técnica DNA fingerprint, podemos concluir que o provável pai de Clara é P1.
Bons estudos!
Perguntas interessantes
História,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Psicologia,
8 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás