Outra coisa não faço senão andar por aí persuadindo-vos, moços e velhos, a não cuidar aferradamente do corpo e das riquezas, como de melhorar o mais possível a alma, dizendo-vos que dos haveres não vem a virtude para os homens, mas das virtudes vêm os haveres e todos os outros bens particulares e públicos. Se com esses discursos corrompo a mocidade, seriam nocivos esses preceitos; se alguém afirmar que digo outras coisas e não essas, mente. Por tudo isso, atenienses, diria eu, quer atendais a Ânito, quer não, quer me dispenseis, quer não, não hei de fazer outra coisa, ainda que tenha de morrer muitas vezes. (PLATÃO. Defesa de Sócrates. Trad. Jaime Bruna. Coleção Os Pensadores. Vol. II. São Paulo: Victor Civita, 1972, p. 21.) Com base no texto acima, responda: em que consiste a tarefa de Sócrates? Ele está disposto a abandonar essa tarefa? Se está disposto ou não, como isso se evidencia no texto? Sob que condição os preceitos que Sócrates prega seriam nocivos?
#UFPR
#VESTIBULAR
Soluções para a tarefa
Na apologia de Sócrates, o mesmo inicia a sua defesa analisando de forma minuciosa as acusações que recebeu e que pairam sobre ele, a fim de que possa refutá-las e posteriormente, apresentar qual compreende a sua verdadeira missão.
Sendo assim, se apresenta como uma pessoa que não está disposto a abandonar seus pensamentos e tarefas, porque afirma de forma veemente que é amplamente convicto do que diz e do que acredita.
O texto extraído de Apologia de Sócrates, mostra que a sua tarefa é também sua principal preocupação: ocupar-se de si e dos outros, priorizando as virtudes que orientam nossas ações.
Sócrates e as virtudes politicas
Sócrates se defende refutando cada uma das acusações feitas à ele. Quando acusado de desviar jovens, refutou argumentando sobre a vida na pólis e as virtudes necessárias para o cidadão, para a vida em comunidade.
Assim, não se mostra disposto a abondar a prática das boas virtudes, orientadoras de comportamentos e ações do cidadão da pólis, que toma para si o aprimoramento ético tanto de si quanto dos outros, bem como a obediência às leis.
A condição de serem nocivos os preceitos que Sócrates prega é de levar o cidadão a aprofundar seu entendimento sobre aquilo que acreditam saber, por exemplo, sobre o que é justiça e sobre o que é justo.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre Apologia de Sócrates em: https://brainly.com.br/tarefa/47143780