Otávio é um investidor pessoa física e possui uma carteira bem diversificada, formada por diferentes ativos que vão desde ações, fundos de investimentos e produtos de renda fixa. No entanto, ao longo de alguns meses, Otávio realizou as seguintes operações: - realizou em maio um day trade e obteve um lucro bruto de R$ 12.000,00; - resgatou uma Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) que estava investida a 4 anos; - vendeu em junho (com lucro) um total de R$ 15.000,00 em ações. Esta foi a única venda no mês e a operação não foi swing trade. Elaborado pelo professor, 2020. Com base na situação hipotética descrita acima, a alíquota de imposto de renda que Otávio pagará nessas operações será: Alternativas Alternativa 1: 15% em todas as operações. Alternativa 2: 20% em todas as operações. Alternativa 3: 20% no Day trade e 15% nas demais. Alternativa 4: 15% no Day trade e isento nas demais. Alternativa 5: 20% no Day trade e isento nas demais.
Soluções para a tarefa
Resposta:
alternativa 5
Explicação:
Lca é isento de IR
Swing trade isento de IR nos lucros abaixo de 20 mil
Day trade IR de 20%
Otávio pagará 20% no Day Trade e será isento nas demais operações. Alternativa 5.
Imposto de Renda Sobre o retorno de investimentos
Em matéria de investimentos, nem todo lucro obtido é passível de tributação pelo importo de renda.
Dentre aqueles cujo lucro está isento de IR, podemos citar:
- Letras de Crédito Imobiliário (LCI)
- Letras de Crédito do Agronegócio (LCA)
- Fundos imobiliários.
Agora, dentre os investimentos tributáveis, um exemplo é o day trade, sobre o qual incide uma alíquota de 20% sobre o lucro mensal.
Observe, pelo exposto acima, que dentre as duas operações realizadas por Otávio (resgatar LCA e day trade), sobre o day trade incide 20% de IR e a LCA está isenta de IR.
Portanto, está correta a alternativa 5.
Aprenda mais sobre imposto de renda: https://brainly.com.br/tarefa/51775182
#SPJ2