Ost (2009, on line) afirma que “adotar é muito mais do que um simples ato de caridade, significa aceitar um estranho na qualidade de filho, amando-o e criando-o como se fosse seu filho biológico. Antigamente a finalidade da adoção era conferir filhos àqueles que estavam impossibilitados de tê-los por natureza, hoje, com o advento do Estatuto da Criança e do Adolescente, o interesse maior a ser resguardado é o da criança e do adolescente. A função da adoção, atualmente não é a de dar uma criança a uma família, mas uma família para uma criança, assegurando-lhe saúde, educação, afeto, enfim, uma vida digna.”
Soluções para a tarefa
Com relação à adoção, observe as assertivas:
I. Por vezes o menor acaba sendo considerado como filho, contudo, sem ser registrado como tal, em razão da burocracia na formação familiar afetiva, acaba por necessitar de comprovação quanto à existência do vínculo paterno-filiar para que possa usufruir de direitos atinentes aos filhos biológicos ou adotados legalmente.
II. Após a Constituição Federal de 1988, a família manteve seu caráter exclusivamente econômico e social e alcançou proteção do Estado.
III. Com a entrada em vigor da Constituição Federal, houve uma nova interpretação ao que seria considerada a família brasileira baseando-se no bem estar e reconhecendo as famílias formadas por afetividade.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
Apenas a afirmativa III está correta.
b.
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
c.
Apenas as afirmativas II eIII estão corretas.
d.
Apenas a afirmativa II está correta.
e.
As afirmativas I, II e III estão corretas.
I. Está certa. Por vezes o menor acaba sendo considerado como filho, contudo, sem ser registrado como tal, em razão da burocracia na formação familiar afetiva, acaba por necessitar de comprovação quanto à existência do vínculo paterno-filiar para que possa usufruir de direitos atinentes aos filhos biológicos ou adotados legalmente.
II. Está errada, visto que a família tomou uma definição mais abrangente, trazendo outros caráteres. Após a Constituição Federal de 1988, a família manteve seu caráter exclusivamente econômico e social e alcançou proteção do Estado.
III. Está certa. Com a entrada em vigor da Constituição Federal, houve uma nova interpretação ao que seria considerada a família brasileira baseando-se no bem estar e reconhecendo as famílias formadas por afetividade.
c. Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
- Corrigido no AVA
- Corrigido no AVA