Saúde, perguntado por joana8821, 9 meses atrás


Ossos
1) Descrever as funções do sistema esquelético.
2) Descrever os tipos de células encontradas no osso e comparar as suas funções.
3) Comparar as estruturas e funções das substâncias compacta e esponjosa dos ossos.
4) Localizar e comparar a estrutura e a função do periósteo e do endósteo.
5) Descrever como acontece o desenvolvimento e o crescimento ósseo
6) Descrever a função das cartilagens e linhas epifisais e porque elas são importantes.
7) Descrever como os fatores hormonais e nutricionais afetam o crescimento.
8) Descrever como as fraturas se reparam.
9) Descrever quais ossos chamam mais a sua atenção e explique o porquê (3 no mínimo).

Soluções para a tarefa

Respondido por camily64174
1

Resposta:

1)O sistema esquelético apresenta como funções principais promover a movimentação, produzir células sanguíneas, proteger órgãos e funcionar como reserva de minerais.

2)As células deste tecido podem ser de três tipos: osteoblastos, osteócitos e osteoclastos. 

3)Nos ossos longos a diáfise é composta por osso compacto externamente ao canal medular, enquanto as epífises são compostas por osso esponjoso envolto, por uma fina camada de osso compacto. Nos ossos planos, a substância esponjosa situa-se entre duas camadas de substância compacta.

4) Em anatomia o endósteo é uma camada fina de tecido conjuntivo frouxo que reveste a superfície do tecido ósseo que forma a cavidade medular dos ossos longos.

5)Crescimento nos ossos longos

Entre a epífise de cada extremidade e a diáfise é mantida uma região de cartilagem, conhecida como cartilagem de crescimento, que possibilitará a ocorrência constante de ossificação endocondral, levando à formação de mais osso. Nesse processo, os osteoclastos desempenham papel importante.

6)A Cartilagem é um tipo de tecido conjuntivo composto de células denominadas de condrócitos e também de uma matriz extracelular bem especializada. Também pode ser chamada de tecido cartilaginoso e é classificada em três diferentes tipos: cartilagem elástica, cartilagem fibrosa e cartilagem hialina.

7)O último fator é o hormonal, neste, é o hormônio de crescimento (GH) que estimula o disco epifisário e periósteo. Ele é produzido até os 21 anos de idade, após esta idade, sua produção é diminuída drasticamente.

8)Os ossos nas articulações podem separar-se completamente um do outro (chamado luxação) ou ficar somente parcialmente fora de posição (chamado subluxação).

Os ligamentos (que prendem osso a osso) podem sofrer ruptura (entorse).

Os músculos podem sofrer ruptura (estiramento).

Os tendões (que prendem músculo a osso) podem sofrer ruptura (rompimento).

9)Crânio: O crânio é constituído por ossos faciais e ossos cranianos. De uma maneira geral, esses ossos garantem, principalmente, a proteção do encéfalo, uma porção do sistema nervoso central.

Osso hioide: Osso sem articulação localizado na região compreendida entre a mandíbula e a laringe, na região do pescoço.

Vértebras: Ossos que constituem a coluna vertebral. Uma de suas funções primordiais é garantir a proteção da medula espinhal.

Perguntas interessantes