Osmose é um tipo de transporte por membrana que apresenta características diferentes em células animais e células vegetais. Indique quais estruturas presentes em células vegetais e ausentes em células animais são diretamente responsáveis por essa divergência. Durante o processo metabólico de realização do transporte por difusão facilitada, proteínas especiais são utilizadas. Explique como são denominadas essas proteínas. Comente sobre como essas proteínas atuam durante o referido transporte.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A célula vegetal, bem como as células de alguns fungos e procariotos, possuem parede celular. Essa parede auxilia as células a sobreviverem em ambientes hipotônicos e hipertônicos. Em virtude da presença de parede, comporta-se de maneira diferente da célula animal. Essa estrutura atua impedindo a entrada excessiva da água
Quando colocamos uma célula vegetal em solução hipotônica, a água entra por osmose nessa célula. Entretanto, diferentemente da célula animal, ela não se rompe, uma vez que a parede celular permite a entrada de água apenas até certo ponto, passando depois desse período a exercer uma pressão contrária que impede a entrada de água (pressão de turgor).
Nesse momento, dizemos que a célula está túrgida, sendo essa a situação ideal para uma célula vegetal. O turgor é importante, especialmente, para aquelas plantas não lenhosas, pois é ele que garante sustentação. Quando a célula vegetal é colocada em um meio isotônico, não é possível observar uma tendência de entrada de água em grande quantidade na célula. Nessa situação, a célula fica flácida.
Por fim, temos a célula vegetal em ambiente hipertônico. Nessa situação, a célula perde água e murcha. Fato interessante é que a perda de água nessa célula faz com que a membrana plasmática fique solta em algumas regiões da parede celular. Dizemos que nessa situação a célula sofre plasmólise. O processo de plasmólise pode ser revertido caso a célula seja colocada em água pura.