Geografia, perguntado por cesareliude, 4 meses atrás

os xiitas e sunita não tem o profeta Maomé como Deus? verdadeiro ou falso

Soluções para a tarefa

Respondido por sendysuellen327
0

Resposta:

Após a morte do profeta Maomé (ou Mohammed), o fundador do Islamismo e autor do livro sagrado Alcorão, houve um processo de disputa para decidir quem deveria sucedê-lo, já que o Islã não consistia apenas em uma religião desconectada do poder político. O Islã, em si mesmo, está estruturado em uma proposta de civilização que articula princípios religiosos e políticos.

Respondido por fernandasilva7088
1

Verdadeiro

Os sunitas e xiitas compartilham dos mesmos dogmas da fé islâmica. No entanto, a grande questão recai sobre quem seria o verdadeiro profeta após a morte de Maomé (570-632).

Os muçulmanos sunitas acreditam que após a morte do profeta Maomé, o novo líder deveria ser eleito entre os homens capazes. Foi o que de fato aconteceu, quando o amigo e conselheiro de Maomé, Abu Bakr, tornou-se o primeiro califa (sucessor do Profeta) da nação islâmica.

Por outro lado, os xiitas acreditam que a liderança deveria ter ficado dentro da própria família do Profeta, entre aqueles especificamente designados por ele, ou entre os Imames designados pelo próprio Deus. Para os xiitas, o profeta e sucessor legítimo deveria ser Ali (601-661), genro de Maomé, que por fim, foi assassinado.

Em resumo:

A seita Xiita, composta por seguidores de Ali (primo e genro de Maomé) só reconhecem como califas Ali e os seus descendentes. Diferentemente dos sunitas, consideravam o imã como mediador e chefe da natureza divina e acreditavam também num imã ainda oculto e que ainda virá (Mahdi).


cesareliude: muito obggg
fernandasilva7088: Não há de quê ! Fico feliz em ter ajudado
Perguntas interessantes