Os vulcões diferem-se em sua forma e também quanto ao tipo de erupção (que pode ser explosiva, efusiva, mista ou catastrófica) e quanto ao material expelido (como as erupções havaiana, estromboliana, vulcaniana, pliniana entre outras). Um deles é capaz de expedir enormes quantidades de material magmático que percorre longas distâncias, formando uma larga montanha remetente a um escudo. O vulcão citado no enunciado é:
A) vulcão escudo
B) estratovulcões
C) Caldeira
D) vulcão submarino
Soluções para a tarefa
Resposta:
- ( B ) estratos vulcões
- Espero ter ajudado ☺✌
Resposta:
estratos vulcões
Explicação:
VULCÃO CONE DE CINZA
O vulcão cone cinza é o tipo mais simples de vulcão. Ele é construído de partículas e gotas de lava resfriada lançadas através da cratera. Quando a lava impregnada de gás é atirada violentamente ao ar, ela origina pequenos fragmentos que solidificam e caem como cinzas ao redor da abertura formando um cone circular ou oval.
A maioria dos vulcões cones de cinzas têm uma cratera amoldada em forma de tigela no ápice e raramente sobem a mais de mil pés sobre o ambiente circundante. Cones de cinza são numerosos na América do Norte do lado ocidental como também ao longo de outros terrenos vulcânicos do mundo.
VULCÃO COMPOSTO OU ESTRATOVULCÃO
Os vulcões ""compostos também são chamados de "estratovulcões", são grandes edifícios vulcânicos com longa atividade, forma geral cônica, normalmente com uma pequena cratera no cume e flancos íngremes, construídos pela intercalação de fluxos de lava e produtos piroclásticos, emitidos por uma ou mais condutas, e que podem ser pontuados ao longo do tempo por episódios de colapsos parciais do cone, reconstrução e mudanças da localização das condutas.
Alguns dos exemplos de vulcões deste tipo são o Teide na Espanha, o Monte Fuji no Japão, o Cotopaxi no Equador, o Vulcão Mayon nas Filipinas e o Monte Rainier nos Estados Unidos.
CALDEIRA
Caldeiras são depressões, normalmente grandes, cercadas por escarpas íngremes, amoldadas em forma de bacias formadas pelo colapso de uma grande área em cima e ao redor de uma ou aberturas vulcânicas. As caldeiras variam em forma e são classificadas segundo os tamanhos das depressões, aproximadamente, circulares medindo as menores entre 1,6 a 24 Km de diâmetro e para as enormes depressões alongadas cerca de 90 Km de comprimento.
CRATERA
A cratera vulcânica é a parte mais visível de um vulcão. Basicamente, é uma ruptura da superfície por onde o magma sob alta pressão chega a atmosfera. Uma cratera pode ter grandes dimensões e ser muito profunda.
Muitos vulcões consistem em uma cratera isolada, e na maioria dos casos esta se situa no topo de uma montanha.
Um vulcão pode ter mais de uma cratera.
*** Espero que eu tenha ajudado!!!