Os vírus são minúsculos “piratas” biológicos porque invadem as células, saqueiam seus nutrientes e utilizam as reações químicas das mesmas para se reproduzir. Logo em seguida os descendentes dos invasores transmitem-se a outras células, provocando danos devastadores. A estes danos, dá-se o nome de virose, como a raiva, a dengue hemorrágica, o sarampo, a gripe, etc. (Texto modificado do livro “PIRATAS DA CÉLULA”, de Andrew Scott.)
De acordo com o texto, é incorreto afirmar:
A- Os vírus não possuem material genético.
B- Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios.
C- Os vírus não têm metabolismo próprio.
D- Os vírus podem prejudicar tanto plantas como animais.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A- OS VÍRUS NÃO POSSUEM MATERIAL GENÉTICO
Explicação:
No caso do Mimivírus, temos uma situação pouco comum, já que nele são observados tanto DNA quanto RNA. Eles possuem material genético
Ao analisar as alternativas, diria que nenhuma delas obtém um nível de certeza satisfatório. Então vamos na eliminação mesmo.
A) Os vírus não tem metabolismo próprio. Seria por exemplo, uma amiga que vai na sua casa, para fazer um bolo. Ela utiliza a própria receita, mais usa seus ovos, sua farinha e sua manteiga, inclusive a batedeira. No final tem um bolo (que seria novos virus), porém só a receita (código genético) era dela (do vírus).
B) Os vírus podem sim utilizar o DNA, porém existem vários tipos de vírus e cada pode utilizar ou não o DNA da célula. No caso dos vírus dsDNA eles utilizam somente a DNA polimerase, pois já tem o dna pronto, e nem encosta no DNA da célula.
C) Esta até que esta correta. Pois, ela só tem o código, não consegue reproduzir e diversificar sozinha. Como o exemplo da receita, não adianta só ter o papel, tem que ter todos ingredientes.
D) Já tem o sempre na alternativa, não tem credibilidade. Não, as vezes ela nem encosta no código genético da célula. Mas pode sim modificar.
E) No caso da reação que o vírus da, é a inativação da célula. Ele infecta a célula e produz seus decendentes, a partir de um momento que lotou, ela entra em lise e estoura. Existe ciclos liticos e nao liticos, só que os líticos que manifestam, enquanto o nao líticos ele permanece em dormência. Alguns não precisam entrar em lise, pois só deixam a célula doente, mas nesse caso é uma manifestação mais branda.
R: Alternativa C.