Biologia, perguntado por compositorernanemato, 10 meses atrás

Os vírus que são da família Coronaviridae são grandes e formados por um fita simples do que chamamos de RNA. O que é RNA e para que serve neste tipos de vírus? *

Soluções para a tarefa

Respondido por vitoria13776
0

Resposta:

Por conta da pandemia que estamos vivendo, um dos grandes assuntos discutidos e abordados em todos os lugares é o SARS-CoV-2, conhecido popularmente também como o novo coronavírus.

Este vírus emergente iniciou sua onda de infecção em uma província chinesa, Wuhan, especificamente em um mercado de vendas de animais silvestres, no final do ano de 2019.

E desde então, ele tem se espalhado para o mundo todo, e no mês de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde decretou o estado de pandemia, ou seja, teve-se a ocorrência de diversos surtos em várias regiões do planeta.

A doença provocada por esse vírus ficou conhecida como COVID-19, do inglês, coronavírus disease 2019.

Entretanto, os coronavírus são antigos conhecidos da humanidade. Uma característica em comum de todos eles é que causam doenças respiratória, desde casos brandos e leves até complicações mais severas.

Muitas pessoas já se infectaram por um ou outro coronavírus ao longo de sua vida, há vários que causam apenas uma gripe, como é o caso do coronavírus LM63.

Por outro lado, alguns primos destes causaram, no passado, sérios danos para a saúde pública.

Em 2002, um coronavírus saltou do morcego e infectou pangolim, que por sua vez, infectaram nós humanos, provocando uma Síndrome Respiratória Aguda Grave, e foi daí que recebeu o seu nome: o famigerado SARS-CoV.

Os primeiros relatos deste vírus foram na China, por conta da cultura do consumo de animais silvestres. Se disseminou rapidamente para doze países na América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia.

Tivemos até alguns casos de SARS aqui em território brasileiro. Infectou mais de oito mil pessoas e causou cerca de oitocentas mortes, até ser controlada no ano de 2003. Desde então, não tivemos relato de nenhum caso de SARS mundialmente.

Após um tempo, em 2012, foi-se isolado um outro novo coronavírus. Só que dessa vez, surgiu na Arábia Saudita, e posteriormente transmitiu-se para outros países do Oriente Médio, Europa e África.

Foi então nomeada como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio, a MERS. E o seu coronavírus: MERS-CoV. A sua via de transmissão foi definida desta maneira: morcegos-camelos-humanos.

Todos os casos fora da Península Arábica tinham histórico de viagem ou contato recente com algum viajante procedente de países do Oriente Médio.

Perguntas interessantes