Português, perguntado por lmanoelaoficial7467, 1 ano atrás

Os versos abaixo, do compositor Assis Valente, procuram retratar o encontro de uma dona de casa com um recenseador do IBGE. Recenseamento Em 1940 E quando viu a minha mão sem aliança Lá no morro começaram o recenseamento encarou a criança E o agente recenseador que no chão dormia esmiuçou a minha vida E perguntou se meu moreno era decente foi um horror E se era do batente ou era da folia Os versos da canção permitem pensar em dois indicadores demográficos passíveis de serem obtidos a partir das informações buscadas pelo recenseador. Esses indicadores referem-se especificamente (A) à taxa de urbanização e à esperança média de vida. (B) à taxa de mortalidade infantil e à taxa de matrimônios estáveis. (C) ao índice de Gini e à taxa de alfabetização de adultos. (D) ao saldo migratório e à renda per capita urbana. (E) à taxa de fecundidade e à população economicamente ativa.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por carlamst
106
Olá

Para essa questão a alternativa correta é a letra E.

Segundo as informações que a canção nos dá, o recenseador vê a criança e, sabendo da clara presença da mãe em casa, pergunta se o companheiro dela é trabalhador ou não quer saber de nada (é da folia).

A partir dessas duas informações chaves, podemos afirmar que a criança da obra é referente ao indicador taxa de fecundidade (uma média de quantos filhos uma mulher tem até o fim de seu período de reprodução) e que a pergunta sobre o companheiro da mulher, é referente ao indicador de população economicamente ativa, se ele trabalha, tem alguma remuneração, e se tem a remuneração, a gasta, se tornando economicamente ativo na sociedade.

Bom dia! :)
Respondido por jhonatadacruz
24

O texto retrata diferenças na idade média das mulheres em relação a dos homens no que se refere ao casamento civil no Brasil o aumento progressivo da idade de casamento das mulheres entre as décadas de 1940 e 1970 se deve sobretudo a


Perguntas interessantes