História, perguntado por szkahh, 1 ano atrás

os versos a seguir foram publicados no jornal O Monitor Campista no município de Campos, em março de 1888. Leia-os com atenção.

a) interprete. Qual é o significado de "Fui ver pretos na cidade que quisessem se alugar"?

b) Levando em conta o contexto de vésperas da Abolição, qual o significado de "Negro, não há mais não / Nós tudo hoje é cidadão"?

c) O diálogo entre os personagens mostrou a tensão existente entre brancos e negros; senhores e escravos, no município de Campos, no início de 1888; levante uma hipótese: às vésperas da Abolição isto era comum em outras cidades com grande número de escravos? Justifique.

d) Com base no que você estudou e em pesquisa, responda: a Lei Áurea transformou eacravos em cidadãos? ​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por SumaiaAmezing
409

Resposta:

a) os negros no texto seriam os escravos à venda nos centros de cidade

b)seriam pelos negros deixarem de ser escravos e trabalharem sem receber e de forma horrenda para se tornarem livres e terem de volta o direito de cidadões

c)Sim, todos estavam a espera da abolição e muitos escravos foram inclusive silenciados e agora na perto da data teriam sua voz de volta

d)De certa forma sim, não estavam mais nas mãos dos patrões mas só ganharam direito como cidadões anos depois

Respondido por heloisagoncalves745
18

a) Os versos "Fui ver pretos na cidade que quisessem se alugar" contidos no poema A face negra da escravidão, de Hebe Mattos, significam que um fazendeiro ou empresário estava em busca de mão de obra mais barata, assim, abordou os negros.

b) Ao dizerem que não eram mais negros, mas cidadãos, os ex-escravos não afirmavam ter mudado de etnia, porém, descaracterizavam a antiga situação escravista, onde negro era sinônimo de escravo.

c) Certamente a tensão entre negros e senhores de escravos não era existente apenas na cidade de Campos, pois em todo o Brasil os negros foram libertos, causando desespero em muitos escravistas que continuaram os procurando.

d) Não, a Lei Áurea não transformou escravos em cidadãos, apenas os garantiu liberdade, sem empregabilidade ou qualquer outro tipo de assistência.

Os conflitos entre negros e brancos ao fim da escravidão

O texto revela que o fim do sistema escravista causou muita tensão, já que os senhores de escravos não aceitavam a liberdade dos cativos, os chamando de arrogantes ao não se comprometerem com trabalhos degradantes, já que eram cidadãos.

Aprenda mais sobre os contextos da abolição da escravatura: brainly.com.br/tarefa/12544082

#SPJ5

Anexos:
Perguntas interessantes