os Verbos Modais Can, Could, Should, Would, May, Might, Must, Ought to
Pesquisar, o que são, uso, exemplos, e a letra de uma música com qualquer desses Verbos Modais
Soluções para a tarefa
Explicação:
Quando e como usar os modal verbs?
Neste tópico, explicamos o uso dos verbos modais de acordo com a semântica que eles possuem, por meio de exemplos que possibilitem a compreensão da intenção ou do sentimento que se quer expressar em uma determinada situação.
Probabilidade (could, may, might, must, can’t)
Usados no passado, no presente e no futuro, esses verbos modais demonstram os graus de certeza que queremos expressar, variando entre certeza absoluta (must, can’t), quando temos algum tipo de evidência, e incerteza total (could, may e might). A diferença entre must e can’t está na certeza afirmativa e negativa.
Usa-se o must para falar que algo é bem provável (certeza afirmativa) e o can’t para algo muito improvável (certeza negativa). Para falar sobre algo no passado, utiliza-se o verbo modal + have + verbo no particípio passado.
Permissão ou solicitação respeitosa (may, can, could, would)
Os quatro verbos modais may, can, could, would são utilizados no presente e no futuro. Quando pedimos algo com o can, significa que estamos sendo mais informais, porque conhecemos a outra pessoa. Além disso, podemos dizer que o can é mais comum no dia a dia. Para ser mais educado e mais formal, utilizamos could/may/would.
Lembre-se de que o verbo modal may só pode ser usado com a primeira pessoa do singular e a primeira pessoa do plural (I/WE). Já para negar uma permissão, devemos usar may not or can’t.
Obrigação, necessidade, proibição (have to, must)
Quando queremos expressar uma obrigação, utilizamos os verbos modais must e have to. Lembre-se de que o have to é flexionado segundo a pessoa. Se algo é proibido, devemos utilizar mustn’t. Para algo que não é necessário, utilizamos don’t have to. A estrutura have to também é utilizada no passado.
Conselho (should, ought to)
Para oferecer conselhos ou dar sugestões a outras pessoas, use sempre should/shouldn’t ou ought to/ought not to. Ambos os verbos modais têm o mesmo sentido. No entanto, alguns gramáticos consideram ought to mais formal. O must, como nós vimos em obrigações, até pode ser usado, mas teria um sentido mais forte.