Os ventos ocorrem por conta da circulação atmosférica global, bem como pelas diferenças da pressão do ar sobre a superfície terrestre. A esse respeito é correto afirmar que ( A ) nas células de Ferrel, o ar circula na direção dos Círculos Polares, caracterizando zonas de baixa pressão atmosférica.(B)os ventos Alísios deslocam-se do Equador em direção aos Trópicos, sempre no sentido leste-oeste.(C)os movimentos de ascensão e descensão do ar produzem padrões de circulação atmosférica, como as células de Hadley que se localizam nas regiões tropicais onde o ar circula na direção do Equador.(D)os polos são áreas de alta pressão atmosférica, sendo que a circulação do ar nestas regiões ocorre por conta dos ventos polares de leste que se deslocam no sentido Trópicos-Polos.(E)a região equatorial é caracterizada por altas pressões atmosféricas produzidas pela circulação atmosférica da chamada célula de Ferrel.
Soluções para a tarefa
(A) nas células de Ferrel, o ar circula na direção dos Círculos Polares, caracterizando zonas de baixa pressão atmosférica.
Falso. Nas células de Ferrel o ar circula na direção dos círculos polares, mas essas zonas são de alta pressão atmosférica.
(B) os ventos Alísios deslocam-se do Equador em direção aos Trópicos, sempre no sentido leste-oeste.
Falso. A circulação dos ventos alísios acontece no sentido Nordeste-Sudeste, no hemisfério Norte, e no sentido Sudeste-Nordeste, no hemisfério Sul.
(C) os movimentos de ascensão e descensão do ar produzem padrões de circulação atmosférica, como as células de Hadley que se localizam nas regiões tropicais onde o ar circula na direção do Equador.
Falso. As células de Hadley se localizam na região equatorial, e o ar circula na direção dos polos.
(D) os polos são áreas de alta pressão atmosférica, sendo que a circulação do ar nestas regiões ocorre por conta dos ventos polares de leste que se deslocam no sentido Trópicos-Polos.
Verdadeiro. Os ventos polares carregam baixas temperaturas, muita umidade e elevadas pressões atmosféricas.
(E) a região equatorial é caracterizada por altas pressões atmosféricas produzidas pela circulação atmosférica da chamada célula de Ferrel.
Falso. A região equatorial possui alta pressão atmosférica por conta das células de Hadley.
Só para avisar que no positivo on n é a D
:)