Os Vagões foram abertos e rampas de madeira colocadas na altura do assoalho para as pessoas descerem. Fomos recebidos pelos nazistas acompanhados de fuzis, apitos e cães de guarda. Se o fim daquela insuportável viagem representou um alívio, o pior ainda estaria por vir. “Alle runter! Alle runter!” (Desçam todos! Desçam todos!), eles gritavam. Foi a nossa saudação de boas-vindas. Quem não obedecia, apanhava. Muitas pessoas desceram cambaleando e outros foram arrastadas já sem vida de dentro dos vagões. Os prisioneiros do campo subiam e recolhiam os pertences dos novos companheiros e até penicos eram requisitados pelos nazistas. Imediatamente veio ordem de separação: “Direita! Esquerda!”. Crianças abaixo de 12 anos e velhos acima 60 eram separados à esquerda. (...) A seguir, rasparam nossos cabelos e todos os pelos do corpo. Sobre a pele raspada e irritada, esfregaram creolina. Ardia como carne viva. Por último, fomos empurrados para a sala de banho. (..) Ao chegar minha vez, estendi o braço. E uma numeração foi tatuada na parte externa do meu antebraço. Morria Andor Stern e nascia “83892” (...). Fonte: Gabriel Davi Pierin. Uma estrada na escuridão: a incrível história de Andor Stern, o único brasileiro sobrevivente ao holocausto. Editora: Ateliê de Palavras, 2015. a) Considerando a narrativa, qual o contexto a que se refere este fragmento? b) Escreva sobre o que mais lhe chamou a atenção no fragmento. c) Na fonte apresentada é possível reconhecer a organização dos campos de concentração, explique a metodologia utilizada pelos nazistas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
67
Resposta:
a) 2 guerra mundial
b) A seguir, rasparam nossos cabelos e todos os pelos do corpo. Sobre a pele raspada e irritada, esfregaram creolina. Ardia como carne viva.
c) eles separavam para que as crianças não fossem instigados pelo mais velhos a tentar fugir , além claro de fazer isso por maldade separando eles dos pais. Não podemos esquecer do preconceito pela raça ( XENOFOBIA ) .
Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/29233749#readmore
Explicação:
eu mereço um obrigado
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás