Pedagogia, perguntado por Jazielsantana13, 1 ano atrás

"Os tupiniquim são, entre inúmeros povos indígenas ,dos mais citados a paradoxalmente mais desconhecidos no Brasil. Tupiniquim é sinônimo de nacional na língua corrente (antropologia tupiniquim, cinema tupiniquim etc.), mas o emprego do termo pouco ajuda a desvendar a realidade de um povo específico que luta pela sua sobrevivência. Afinal aí sao os tupiniquim?"
O pequeno excerto traz uma reflexão interessante sobre as relações que estabelecemos com a Cultura dos povos indígenas no Brasil. A partir dos seus conhecimentos e com suas palavras explique o significado do excerto e qual o lugar dos povos indígenas no ensino de história no Brasil

Soluções para a tarefa

Respondido por Leticia140778
17
Os índios são os primeiros habitantes desse país que foi motivo de grandes disputas. Quando os portugueses aqui chegaram eram os índios, somente eles, que habitavam essas terras.

Através da troca de culturas foram inserindo nos costumes do homem branco diferentes aspectos sociais.A medida que o tempo foi passando, o índio foi sendo escravizado e catequizado pelo povo, porém muitas das suas crenças e conhecimentos foram sendo inseridos na sociedade da época, prevalecendo até a atualidade.

O índio recebeu uma educação daqueles que eram os professores que regiam o sistema educacional da época, os jesuítas. A mudança dos costumes desse povo tão marcante iniciou com a sua catequização, realizada pelos padres portugueses. 
Respondido por Matheusieti
1

Dentro do processo de aculturação, os índios foram inseridos nos costumes Europeus, que, ao trazerem outras culturas, influindo a Africana para o Brasil, estimularam o crescimento da sociedade, porém, a perda de parte dos valores tradicionais tupiniquins.

Deste modo, as relações de estudo como um instrumento para a observação da realidade, são as relações de educação e formação do indivíduo, e, como nos referimos a escolarização indígena essa formação é aproveitada de forma coerente quando existe a inclusão em sala.

Assim, a parcela indígena é dona do próprio saber, porém, o conhecimento das relações de formação e como as formas de organização da sociedade são analisadas, parte da relação social e do trabalho.

Por fim, a compreensão dos espaços deve aproximar a população indígena da educação comum e com isso a necessidade de novas fontes de comunicação se fazem necessária para que todos os espaços estejam integrados.

Caso tenha interesse em mais uma questão sobre a cultura indígena:

Anexos:
Perguntas interessantes